Inicial > Notícias e política > Encontro mobiliza lideranças negras de Alagoas

Encontro mobiliza lideranças negras de Alagoas

Encontro mobiliza lideranças negras de Alagoas 

Por: Helciane Angélica Santos Pereira* 
 

       Movimento negro organizado, ialorixás, babalorixás, capoeristas, acadêmicos e setores institucionais participarão do Encontro de Articulação entre Representantes de entidades e organizações negras de Alagoas na próxima terça-feira (11.09) das 14h às 17h no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, localizado no Centro de Maceió. A atividade é liderada pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (organização não-governamental) e conta com o apoio da OAB/AL e da Gerência de Educação Étnico Racial da SEEE.

       Tem como objetivo a promoção do intercâmbio sócio-cultural de lideranças negras alagoanas, fomentando o debate sobre a realidade das entidades, atividades executadas e propostas de atuação, em especial no mês da consciência negra, período que estimula a reflexão política, exalta as manifestações culturais e simboliza a resistência do povo afro-brasileiro.

       Grupos representativos como o Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (Agrucenup), Federação Alagoana de Capoeira (FALC) e religiosos de matriz africana terão espaço garantido para manifestarem suas opiniões e articular estratégias de ação.

       Na ocasião, também será discutida a data de inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares que foi estabelecida pelos governos federal e estadual para o dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República. O movimento negro reconhece que são lutas diferentes, defende uma nova data para não ofuscar a luta do povo negro na história desse país e a importância do projeto arquitetônico com inspiração africana construído na Serra da Barriga em União dos Palmares.

       De acordo com Alberto Jorge Ferreira dos Santos, o Encontro de Articulação tem importância especial na unificação da luta do movimento negro alagoano e contra a discriminação racial. “Atualmente, esses movimentos estão dispersos, isolados, e motivado por esses aspectos a Comissão de Defesa das Minorias Étnicas Sociais da OAB/AL juntamente com o grupo Anajô resolveu realizar um encontro com todas as lideranças do movimento negro sejam elas na área cultural que envolve capoeira, dança-afro, como também a religiosa com ialorixás, babalorixás de diversos terreiros de candomblé e os segmentos pensantes desse movimento. A importância é de unificar, planejar e executar medidas que envolvam o crescimento do movimento negro no estado de Alagoas”, afirmou o presidente da Comissão. 

       Programação:

       14h – Abertura

       14h30 – Tempestade de idéias: Avaliação do mês da consciência negra/2006

       15h – Grupos representativos: FENAL / FALC / AGRUCENUP / Religiões Afro

       16h – Inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

            Apresentação do site: http:www.quilombodospalmares.org.br e discussão sobre a data de inauguração do Parque estabelecida pelo GOVERNO.

       17h – Encaminhamentos (criação de uma comissão para o mês da consciência negra/2007) 

 

  *Helciane Angélica Santos Pereira

Jornalista e presidente da ONG Anajô

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: