Repasse – Encontro de Articulação
REPASSE
O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental ligada ao movimento negro de Alagoas promoveu no dia 11 de setembro um Encontro de Articulação entre Representantes de entidades e organizações negras de Alagoas. A atividade foi realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, e contou com o apoio da Comissão de Defesa das Minorias Étnicas Sociais da OAB/AL e da Gerência de Educação Étnico Racial da SEEE.
O Encontro foi iniciado com a mesa de abertura composta pelo Dr. Omar Coelho, presidente da OAB/AL; Alberto Ferreira (Betinho), presidente da Comissão de Defesa das Minorias Étnicas Sociais; Areski Freitas, vice-prefeito de União dos Palmares; e Helciane Angélica, Presidente da ONG Anajô, que deram as boas vindas às lideranças presentes e destacaram a importância de momentos como esse, independente de qual entidade esteja liderando, pois só fortalecerão o movimento negro e o intercâmbio sócio-cultural.
Os grupos representativos como FENAL, AGRUCENUP, RELIGIOSOS DE MATRIZ AFRICANA e FALC tiveram espaço garantido para exporem suas opiniões quanto o mês da consciência negra/2006, destacando os pontos positivos e negativos das atividades. Posteriormente foi divulgado o site www.quilombodospalmares.org.br, que já se tornou um importante meio de comunicação e de exaltação da cultura e história afro-brasileira; slides com fotos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares foram projetados para os presentes – muitos, ainda não foram visitar o projeto arquitetônico com inspiração africana construído na Serra da Barriga em União dos Palmares.
Na ocasião, foi iniciado o debate sobre a data de inauguração do PMQP estabelecida pelos governos federal e estadual para o dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República. O movimento negro reconhece que são lutas diferentes, além de mais uma tentativa de ofuscar a luta do povo negro na história desse país. Destacou-se a necessidade de manifestar a insatisfação do movimento através de uma CARTA ABERTA a ser assinada pelas entidades interessadas e entregue ao Governador de Alagoas e à Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, ocorreu uma votação simbólica e o 20 de novembro foi a data escolhida pelo presentes para a inauguração do Parque.
Uma comissão foi criada para encaminhar às propostas sugeridas no Encontro de Articulação como: a criação da carta com alteração de data e argumentações; providenciar um abaixo assinado para recolher assinaturas de pessoas que não sejam envolvidas no movimento; agendamento de audiência com o Governador; ato público, dentre outros. A comissão se reunirá nesta segunda (17.09) às 15h no Sintep, localizado na Rua Lourival Vieira Costa, 32, Prado (próximo à praça da Faculdade). Fone: 3336-7464 (Sintep), 8823-6646 (Madalena), 8831-3231 (Helciane) e 9341-0943 (Helcias).
A ONG Anajô agradece a presença dos religiosos de matriz africana, professores, acadêmicos, representantes de setores institucionais e de entidades de Maceió e União dos Palmares que estiveram presentes:
· Acadêmicos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal)
· Associação de Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares(Agrucenup)
· Associação dos Falcêmicos de Alagoas (AFAL)
· Bumba-meu-boi Cobra Negra
· Capoeira Besourartes
· Capoeira Tradição
· Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê
· Civilização Roots (banda de reggae)
· Comissão de Defesa das Minorias Étnicas Sociais da OAB/AL
· Companhia Teatral Mundo Paralelo
· Escola Eduardo Américo
· Escola Estadual Zumbi dos Palmares
· Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal)
· Gerência de Educação Étnico Racial / SEEE
· Grupo de Coco de Roda Ganga Zumba
· Grupo Muzenza (capoeira)
· Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB)
· Igreja Batista Pastoral da Negritude
· Instituto Magna Mater (IMM)
· Liberdade Capoeira
· Mensageiros de Jah (banda de reggae)
· Núcleo de Lésbicas Dandara / Filhos do Axé
· OAB/Mulher
· Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás
· Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindijornal)
· Sindicato dos Trabalhadores da Ufal (Sintufal)
· Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Maceió (Sintep)
· Tourinho Promoções Publicações
· União de Negros pela Igualdade – Unegro/AL
· Vibrações (banda de reggae)
Atenciosamente, os diretores da ONG Anajô.