Formação
ONG Anajô realiza cine-fórum especial com professores
A atividade executada no Parque Memorial Quilombo dos Palmares alterou positivamente a rotina de 20 professores de União dos Palmares
Helciane Angélica*
Na última sexta-feira (19.10), a ONG Anajô contribuiu no Encontro de Formação continuada para professores da Escola Paulo Sarmento, da rede estadual de ensino ligada à 7ª CRE na cidade de União dos Palmares. Foi uma atividade especial, já que se deu em um dos espaços do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga, e contou com o assessoramento de Helcias Pereira – Secretário de Cultura da ONG Anajô e consultor do Instituto Magna Mater.
A metodologia utilizada foi a visita dos espaços contemplativos do Parque e o cine-fórum (recurso áudio-visual e debate). O documentário escolhido foi: ROMPENDO O SILÊNCIO – Descontruindo Racismo e Violência na Escola (2003), um documentário de 30 minutos, produzido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos/Governo Federal que contou com a coordenação geral de Elza Berquó e roteiro de Eduardo Duó, realizado pela Guela Cine Produções. Ressalta o papel dos professores na abordagem étnico-racial, a importância da formação desses profissionais e sensibilização sobre a temática.
Após a exibição, os professores foram divididos em grupos menores para debaterem sobre o conteúdo além de compartilhar informações e fatos verídicos. Ainda foi utilizado o texto “Consciência Negra e caminhos para a educação“ escrito por Helcias Pereira, que também serviu de subsídio durante a formação dos diretores da ONG Anajô realizado no dia anterior (20.10), momento em que outros documentários foram assistidos e debatidos para futuras atividades, a exemplos dos cine-fóruns durante o mês da consciência negra em Alagoas.
________________________________