Inicial > Notícias e política > Especial: Mês da Consciência Negra

Especial: Mês da Consciência Negra

 

Ong Anajô inicia suas atividades no mês da consciência negra

 

Estudantes da rede federal de ensino são os primeiros que recebem o cine-fórum – atividade sócio-educativa, cultural e reflexiva

 

 

Por: Helciane Angélica

Presidente da ONG Anajô e Jornalista (1102- MTE/AL)

 

 

 

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, organização não-governamental ligada ao movimento negro de Alagoas, iniciará suas atividades alusivas ao mês da consciência negra no dia 09 de novembro (sexta-feira) com a realização de um cine-fórum às 14hs no auditório de Construção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) em Maceió. A atividade integra a programação oficial da Celebração da Semana Nacional da Consciência Negra, uma promoção da Fundação Cultural Palmares e realização do Instituto Magna Mater.

O dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, data de grande importância para o movimento negro, homenageia e imortaliza a liderança de Zumbi (o único herói negro nacional) e a resistência dos guerreiros quilombolas. Momento estratégico para refletir sobre a conjuntura sócio-política do povo afro-brasileiro, debate sobre o racismo, dar visibilidade à luta negra na grande mídia e exaltar as manifestações culturais.

A ONG Anajô realizará em novembro cinco cine-fóruns com um público heterogêneo, dentre: estudantes da rede pública de ensino de Maceió nos âmbitos municipal, estadual e federal, além de professores de União dos Palmares. Tem como objetivo a exibição de documentários seguidos de debates e projeção de slides com fotos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, construído no platô da Serra da Barriga.

A primeira edição do cine-fórum acontecerá com os alunos do ensino médio do CEFET, o Anajô recebeu o apoio da instituição de ensino e do Grêmio Estudantil Edson Luiz – Gestão Pensa. Na ocasião será exibido o documentário “De volta pra casa” produzido em 2005, com 28min de duração capta o olhar do jovem negro sobre as manifestações culturais de origem africana, com enfoque sobre a auto-estima, cidadania e a mídia. Dirigido por Adriana Santos e Jorge Moreno foi um dos vencedores do I Concurso Nacional de vídeos sobre história e cultura afro-brasileiras.

  

Serviços:

 

O que?: Cine-fórum Anajô

Quando?: 09 de novembro (sexta-feira)

Horário?: das 14 às 17hs.

Onde?:  Auditório da Construção Civil no CEFET-Maceió. Rua Mizael Domingues, s/n, Centro.

Realização: ONG Anajô

Contatos: 9913-6645 / 8831-3231 / 9341-0943

                 onganajo@hotmail.com

                 www.anajoonline.spaces.live.com

 

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: