Inicial > Opinião > Especial: Mês da Consciência Negra

Especial: Mês da Consciência Negra

A Consciência Negra e sua representatividade

 

 

Marcélia Santos*

 

O Brasil é caracterizado pela diversidade étnica, e isso nos torna uma sociedade extremamente miscigenada. Somos formados basicamente por afro-descendentes, portugueses e os povos indígenas.

Embora essa concessão entre os povos, essa diversidade cultural, é fácil ver a hierarquia de classes entre estes povos. Trata-se de um problema não só histórico, mas também, com evidências maciças na atualidade, tornando uma sociedade desigual, ocasionando exclusão social, levando especialmente os afro-descendentes à marginalidade.

É claro que não vemos na mídia ou nas escolas alguém assumir que existe racismo no Brasil, temos ouvido até que isto foi banido daqui. É preciso despertar e não deixar que esta prática seja levada às crianças e abolir de vez as pequenas e “inocentes” piadas pejorativas sobre o povo negro. Por que muitas pessoas tratam Zumbi como um “negro fujão” e não como um herói? Será que se ele tivesse lutado por uma causa “branca” ele teria tal fama?

Aí é onde entra a escola, com o papel principal na formação de uma sociedade justa e igualitária, com oportunidades para todos e mostrar que não importa a cor, raça, gênero, religião, naturalidade, nacionalidade ou outra característica inerente ao ser humano. Somos diferentes na diversidade cultural, mas iguais como criaturas, pois todos temos necessidades fisiológicas, financeiras e etc.

Em ralação a justiça social, as entidades que lutam pela causa étnica-racial e social tem que ser mais valorizada. E a população não pode calar-se diante do racismo e preconceitos em geral, denunciando e lutando para pessoa ou grupo de pessoas que cometeram o crime sejam punidos com todos os rigores da lei. Seja por bem ou por mal temos que fazer valer a Consciência Negra em nosso país, não só como mais um dia de comemoração e sim como uma luta por um ideal na sociedade brasileira.

  _________________

* Formada em Administração de Empresas, é integrante da ONG Anajô

 

Anúncios
Categorias:Opinião
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: