Especial: Mês da Consciência Negra
União dos Palmares festeja o Dia Nacional da Consciência Negra
Por: Helciane Angélica (Jornalista)
O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra refere-se à data do assassinato de Zumbi dos Palmares em 1695, imortalizando e reconhecido como herói nacional. Esta data tornou-se um marco importante no calendário nacional, um momento estratégico para homenagear todos os guerreiros quilombolas que resistiram no Quilombo dos Palmares, ressaltando a identidade étnico-racial e a reflexão sobre a conjuntura do povo afro-brasileiro.
Em Alagoas não poderia ser diferente, a importância histórica do maior de todos os quilombos e da Serra da Barriga é reafirmada durante todo o mês de novembro com atividades sócio-políticas, culturais e religiosas. A Serra da Barriga também chamada de Cerca Real dos Macacos foi a sede do Quilombo dos Palmares, considerada o templo da resistência negra é enquadrada como Patrimônio Nacional, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. Encontra-se no Planalto da Borborema, com 5km de subida e 500m acima do nível do mar, possui no seu platô o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana do Brasil e do continente americano.
Para celebrar o 20 de novembro nesta terça-feira, será realizado um grande show artístico a partir das 21hs na Praça Basiliano Sarmento em União dos Palmares, com a atração nacional do reggaeiro Edson Gomes. Para iniciar a festa, o renomado grupo oriundo do município “Thiago Correia e Comunidade Quilombolas”, apresentará as músicas do seu último Cd-demo Nativo Primitivo e também de artistas influentes no som da banda, que há oito anos vem contribuindo para o desenvolvimento da música alternativa e exalta o xote, afro reggae, coco de roda e o rock.
A “Celebração do 20 de novembro em Alagoas” possui uma extensa programação iniciada no último dia 15 e se estende até o dia 24 com a 20ª Romaria na Terra de Zumbi, durante a madrugada na Serra da Barriga. A semana da Consciência Negra é uma promoção do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Instituto Magna Mater, Governo do Estado, Prefeitura de União dos Palmares, Sebrae, Fórum de Entidades Negras de Alagoas (FENAL), Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União Palmares (AGRUCENUP), ONG Anajô e o Banco Nordeste, e a Petrobras é a patrocinadora dos eventos.