Inicial > Notícias e política > Especial: Mês da Consciência Negra

Especial: Mês da Consciência Negra

 
 

União dos Palmares é sede do Encontro Nacional

 

 

Representante de Comunidades Remanescentes de Quilombo e Religiosos de Matriz Africana discutirão as políticas públicas na Terra de Zumbi dos Palmares

 

Por: Helciane Angélica (Jornalista)

 

 

              A cidade de União dos Palmares sediará o Encontro Nacional de Comunidades Tradicionais: Quilombolas e Religiosos de Matriz Africana, no Auditório da Prefeitura, nos dias 18, 19 e 20 de novembro. A atividade integra a Celebração do 20 de novembro em Alagoas, que possui uma extensa programação sócio-cultural, política e religiosa. O município tem como referência histórica, turística e cultural a Serra da Barriga – palco da resistência negra e tombada como Patrimônio Nacional, Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

O encontro irá reunir cerca de 200 participantes, dentre elas, lideranças quilombolas, religiosos de matriz africana; representantes dos Governos Municipal, Estadual e Federal, bem como, a sociedade civil. Tem como objetivo dar uma visão geral da legislação quilombola, das políticas públicas e explanação sobre a organização política das associações quilombolas.

Alagoas será representada por 120 quilombolas representando as comunidades de: Carrasco e Pau D’arco (Arapiraca); Poços do Lunga, Mameluco e Lagoa do Coxo (Taquarana); Caja dos Negros (Batalha); Paus Pretos (Monteirópolis); Gameleira (Olho D’agua das Flores); Palmeira dos Negros (Igreja Nova); Tabacaria (Palmeira dos Índios); Povoado Cruz (Delmiro Gouveia); Jacú Mocó, Alto do Tamanduá e Jorge (Poço das Trincheiras); Muquem (União dos Palmares); e religiosos de matriz africana ligados às quatro federações e os três núcleos alagoanos.

A programação é composta por palestras ministradas por renomados profissionais e apresentações culturais como a banda de pífanos da comunidade Carrasco e o trio forrozeiro da comunidade quilombola Serra do Talhado – Santa Luzia do Sabugi (PB), que irão garantir a animação e o intercâmbio sócio-cultural. Na segunda (19.11) todos os participantes irão prestigiar a solenidade de inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana do continente americano – construído no platô da Serra da Barriga em União dos Palmares.

A Semana da Consciência Negra é uma promoção do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Instituto Magna Mater, Governo de Alagoas, Prefeitura de União dos Palmares, Fórum de Entidades Negras de Alagoas (FENAL), Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP), ONG Anajô, Sebrae e o Banco Nordeste. A Petrobras é a patrocinadora dos eventos.

 

Programação:

 

18 DE NOVEMBRO DE 2007 (DOMINGO)

07:30 Credenciamento

08:30 – Abertura com a apresentação da Banda de Pífanos da comunidade quilombola de Carrasco, localizada no município de Arapiraca (AL).

08:45 Mesa de abertura com autoridades representativas

09:30 – Painel: Novos Instrumentos Administrativos para a emissão da Certidão de Auto-Reconhecimento e Regularização Fundiária dos Territórios Quilombolas :

·  Ações da Diretoria de Proteção do Patrimônio Afro-Brasileiro nas comunidades tradicionais 20′

·  Procuradores da Fundação Cultural Palmares: Maria Amélia Caracas e Alcides Gama-20′

·  Coordenação de Quilombos do INCRA-20′

10:30 – Debate

11:00 Lanche

11:15 Palestra: As pessoas idosas nas Comunidades Quilombolas: Desafios e Necessidades Palestrante: Vitor Jorge Woytuski Brasil – Médico da Fundação de Apoio e Valorização do Idoso-Mestre em Ciências, especializado em Saúde Coletiva, Educação em Saúde e em Gerontologia.

12:00 Debate

12:30h Almoço

14:30 Palestra: Corporeidade e Negritude (1a. Parte). Palestrante: Lepê Correia – Psicólogo, jornalista e pesquisador.

15:30 Lanche

15:45 Palestra: Corporeidade e Negritude (parte final) – Lepê Correia.

17:00h Encerramento: apresentação da Banda de Pífanos da comunidade quilombola de Carrasco.

 

 

19 DE NOVEMBRO DE 2007 (segunda-feira)

11hCerimônia de Inauguração do Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga em União dos Palmares, com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil; Zulu Araújo, Presidente da Fundação Cultural Palmares; Teotônio Vilela, Governador de Alagoas; José Pedrosa, Prefeito de União dos Palmares; autoridades locais; quilombolas, religiosos de matriz africana e representantes de grupos ligados ao movimento negro, além de convidados de todo o país.

 

 

20 DE NOVEMBRO DE 2007 (terça-feira)

09:00 – Palestras sobre: Plantas Medicinais e Sagradas – Lepê Correia e Ilie Baranjak

10:00 – Debate

10:30 – Lanche

10:45 – Palestra: Organização das Associações – Ilie Baranjak

11:45 – Fala da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais – CONAQ;

12:15 – Debate

12:30 – Almoço

14:30h 17:00h – Encerramento com apresentações culturais, com destaque para o trio forrozeiro da Comunidade Quilombola de Serra do Talhado – Santa Luzia do Sabugi (PB).

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: