Inicial > Notícias e política > Especial: Mês da Consciência Negra

Especial: Mês da Consciência Negra

 

Serra da Barriga é palco da Romaria da Terra

 

 

Por: Helciane Angélica

(Jornalista – 1102 MTE/AL)

 

 

 

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) em parceria com a Arquidiocese de Maceió e a Paróquia Santa Maria Madalena realizou nos dias 24 e 25 novembro a Romaria da Terra, com o tema: “Da conquista da Serra à luta pela terra”.  A atividade integra a Celebração da Semana da Consciência Negra e mescla cultura, política e religião na cidade de União dos Palmares e na Serra da Barriga.

Durante 12 anos a Romaria da Terra foi realizada na Serra da Barriga, a primeira edição aconteceu em dezembro de 1988 com o tema “Terra Mãe: filhos livres”, a partir de 2000 tornou-se itinerante. Tem como objetivo promover a reflexão sobre a luta histórica dos quilombolas contra a monocultura da cana e o senhor de engenho, repercutindo na luta dos sem-terra contra a monocultura e o latifúndio. De acordo com os coordenadores, a equipe de trabalho é composta por aproximadamente 100 pessoas, incluindo os voluntários.

Na terra sagrada de Zumbi dos Palmares e que representa a resistência negra, participarm cerca de 8 mil pessoas, dentre: camponeses, assentados, lideranças da Igreja Católica e representantes dos movimentos sociais, oriundos na sua maioria de Alagoas e demais estados do Nordeste. De Maceió sairão vinte ônibus e uma delegação formada por italianos.

A concentração será na Praça Brasiliano Sarmento no centro da cidade, seguida de apresentações culturais e da cerimônia religiosa. Os participantes foram conduzidos a Serra da Barriga no inicio da madrugada e com três paradas estratégicas para momentos de reflexão sobre a questão da terra e descanso, nos sítios Jurema, Recanto e na região das jaqueiras, próxima a Torre da Chesf.

A caminhada foi encerrada no platô da Serra da Barriga, e os participantes descansaram e tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana do continente americano construído no local. A Semana da Consciência Negra é uma promoção do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares, em parceria com o Instituto Magna Mater, Governo de Alagoas, Prefeitura de União dos Palmares, Fórum de Entidades Negras de Alagoas (FENAL), Associação dos Grupos Culturais e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP), ONG Anajô, Sebrae e o Banco Nordeste. A Petrobras é a patrocinadora dos eventos.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: