Inicial > Notícias e política > Especial: Mês da Consciência Negra

Especial: Mês da Consciência Negra

 

Seminário realiza diálogo inter-religioso em Maceió

 

Acadêmicos, religiosos e lideranças de movimentos sociais participam do I Seminário sobre Teologia, Ciência e Diálogo Inter-Religioso nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro

 

 

 

Por: Helciane Angélica

(Jornalista – 1102 MTE/AL)

 

 

Para finalizar as atividades que celebram e promovem a reflexão sobre o 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o I Seminário sobre Teologia, Ciência e Diálogo Inter Religioso no auditório do Centro de Ensino Superior de Maceió (CESMAC). O evento é promovido pela Faculdade de Teologia do Cesmac em parceira com a Arquidiocese de Maceió, Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Alagoas, e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) – Regional Nordeste.

O Seminário pretende reunir cerca de 200 participantes, dentre os acadêmicos das quatro turmas de Teologia e de outras áreas; religiosos; lideranças do movimento negro e representantes da sociedade civil para refletirem sobre os eixos centrais: fé, religião e cultura.

De acordo Benedito Jorge, integrante da Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, o seminário surgiu do interesse em desenvolver um diálogo contínuo entre as religiões para fortalecer a quebra de preconceitos. “Esse ‘filho’ (seminário) nasceu do coração de Deus. Eu já nutria o interesse de termos um diálogo inter-religioso e coincidentemente o Pe. Manoel Henrique também. Com a intermediação do professor universitário José Nascimento, juntamos a necessidade religiosa e a social para discutir sobre esse tema de vital importância”, afirmou.  

As atividades terão início nesta sexta-feira (30.11) às 19h com a apresentação artística de grupos afro-brasileiros. Prosseguindo a programação, será exibido o documentário “1912: O Quebra do Xangô”  (lançado em agosto deste ano) e execução de um debate com a presença do diretor da obra cinematográfica, Siloé Amorim; Joabson Santos, produtor e da Pesquisadora, Raquel Rocha.

O segundo dia inicia-se com o momento celebrativo (Mushaká) às 8hs, sob a coordenação do Reverendo João Valença e Padre Manoel Henrique. Em seguida, acontece a mesa-redonda com o tema “Cristianismo e Cultura Afro-Brasileira: Desafios e Perspectivas para o Diálogo e a Inculturação”, com a participação do conferencista: Prof. Dr. Sérgio Douets (UNICAMP – Recife/PE); os debatedores, Reverendo João Valença (Rio de Janeiro/RJ) e Prof. João Rosalvo (Maceió/AL); e para mediar o debate o Prof. Zezito Araújo (UFAL – Maceió/AL).

 Para o Pe. Manoel Henrique de Melo, o seminário é de grande importância por reunir vários segmentos da sociedade num único propósito, a promoção do diálogo e o respeito inter-religioso. “Nós achamos que não só as igrejas cristãs devam se unir em defesa dos afro-descendentes, é uma necessidade que também deve ser debatida no nível acadêmico e em todos os fenômenos religiosos, para contribuir de maneira efetiva numa sociedade que se aceite pluralista e compreenda as diferentes culturas que se interagem”, declarou o padre que também coordena o seminário.

 

Serviços

I Seminário sobre Teologia, Ciência e Diálogo Inter Religioso

Dias: 30.11 e 01.12 (sexta-feira e sábado)

Local: Auditório João Sampaio/CESMAC – Rua Cônego Machado, 918, Farol.

Contatos: (82) 9969-9012 / 3327-2301 / 9119-5730 / 8857-0786.

As inscrições podem ser feitas no local. (entrada franca)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: