Especial: Mês da Consciência Negra
Seminário realiza diálogo inter-religioso em Maceió
Acadêmicos, religiosos e lideranças de movimentos sociais participam do I Seminário sobre Teologia, Ciência e Diálogo Inter-Religioso nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro
Por: Helciane Angélica
(Jornalista – 1102 MTE/AL)
Para finalizar as atividades que celebram e promovem a reflexão sobre o 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra, será realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o I Seminário sobre Teologia, Ciência e Diálogo Inter Religioso no auditório do Centro de Ensino Superior de Maceió (CESMAC). O evento é promovido pela Faculdade de Teologia do Cesmac em parceira com a Arquidiocese de Maceió, Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de Alagoas, e da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (SOTER) – Regional Nordeste.
O Seminário pretende reunir cerca de 200 participantes, dentre os acadêmicos das quatro turmas de Teologia e de outras áreas; religiosos; lideranças do movimento negro e representantes da sociedade civil para refletirem sobre os eixos centrais: fé, religião e cultura.
De acordo Benedito Jorge, integrante da Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, o seminário surgiu do interesse em desenvolver um diálogo contínuo entre as religiões para fortalecer a quebra de preconceitos. “Esse ‘filho’ (seminário) nasceu do coração de Deus. Eu já nutria o interesse de termos um diálogo inter-religioso e coincidentemente o Pe. Manoel Henrique também. Com a intermediação do professor universitário José Nascimento, juntamos a necessidade religiosa e a social para discutir sobre esse tema de vital importância”, afirmou.
As atividades terão início nesta sexta-feira (30.11) às 19h com a apresentação artística de grupos afro-brasileiros. Prosseguindo a programação, será exibido o documentário “1912: O Quebra do Xangô” (lançado em agosto deste ano) e execução de um debate com a presença do diretor da obra cinematográfica, Siloé Amorim; Joabson Santos, produtor e da Pesquisadora, Raquel Rocha.
O segundo dia inicia-se com o momento celebrativo (Mushaká) às 8hs, sob a coordenação do Reverendo João Valença e Padre Manoel Henrique. Em seguida, acontece a mesa-redonda com o tema “Cristianismo e Cultura Afro-Brasileira: Desafios e Perspectivas para o Diálogo e a Inculturação”, com a participação do conferencista: Prof. Dr. Sérgio Douets (UNICAMP – Recife/PE); os debatedores, Reverendo João Valença (Rio de Janeiro/RJ) e Prof. João Rosalvo (Maceió/AL); e para mediar o debate o Prof. Zezito Araújo (UFAL – Maceió/AL).
Para o Pe. Manoel Henrique de Melo, o seminário é de grande importância por reunir vários segmentos da sociedade num único propósito, a promoção do diálogo e o respeito inter-religioso. “Nós achamos que não só as igrejas cristãs devam se unir em defesa dos afro-descendentes, é uma necessidade que também deve ser debatida no nível acadêmico e em todos os fenômenos religiosos, para contribuir de maneira efetiva numa sociedade que se aceite pluralista e compreenda as diferentes culturas que se interagem”, declarou o padre que também coordena o seminário.
Serviços
I Seminário sobre Teologia, Ciência e Diálogo Inter Religioso
Dias: 30.11 e 01.12 (sexta-feira e sábado)
Local: Auditório João Sampaio/CESMAC – Rua Cônego Machado, 918, Farol.
Contatos: (82) 9969-9012 / 3327-2301 / 9119-5730 / 8857-0786.
As inscrições podem ser feitas no local. (entrada franca)