09.01.2008 – 19:47 Incêndio na Serra da Barriga em União
Um incêndio que começou por volta da 16:30h na Serra da Barriga em União dos Palmares, distante 78 quilômetros de Maceió, levou susto aos moradores da região e agentes florestais. O Memorial Quilombo dos Palmares, recém inaugurado, quase foi atingido, o fogo ficou a 300 metros do Parque. Segundo os primeiros levantamentos dos agentes florestais da Fundação Cultural Palmares, o incêndio pode ter sido criminoso e atingiu uma área de aproximadamente 20 hectares. Começando numa mata fora da área tombada e se alastrando em direção ao platô. Duas viaturas do Corpo de Bombeiros de Maceió foram no local para apagar os focos de incêndio, sendo uma viatura que comporta 12 mil litros de água e a outra 4 mil litros. Amanhã devem ir à Serra da Barriga a Polícia Ambiental, Ibama e Corpo de Bombeiros para fazer uma perícia e tentar descobrir o que aconteceu. A produção da Gazetaweb, tentou falar com Patrícia Mourão, diretora do instituto Magna Mater, responsável pela construção do memorial, mas ela não foi localizada.
Reportagem: Douglas Lopes Colaboração: Rívison Batista |
O que aconteceu foi lamentável, felizmente, o incêndio não teve proporções maiores e piores. Nem quero imaginar se chegasse até o Platô, atigindo o Parque e as casas existentes.
Confirma-se a real necessidade de oferecer explanações sobre preservação ambiental aos moradores e políticas de reflorestamento na Serra da Barriga.
É preciso também, cobrar da Fundação Cultural Palmares medidas enérgicas contra os criminosos que atuaram, já que se trata de uma área tombada, um PATRIMÔNIO NACIONAL.