Inicial > Informes > ARTICULAÇÃO

ARTICULAÇÃO

 
 

Olá Malung@s!

 

 

Na última terça-feira (26/02) realizamos mais uma reunião da comissão organizadora para deliberar as demandas do II Debate Estadual sobre a Serra da Barriga e o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que será executado nas dependências do Parque – Serra da Barriga em União dos Palmares. O número de entidades envolvidas na construção desse encontro foi ampliado e hoje conta com:

 

Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô

Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-AL)

Ponto de Cultura Quilombo dos Orixás

Associação de Grupos e Entidades Negras de União dos Palmares (AGRUCENUP)

Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê

Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado de Alagoas (SINTEP)

Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro

Conselho de Mestres de Capoeira de Alagoas

 

Os representantes das entidades que estavam presentes deliberaram: uma lista de possíveis parceiros para a produção de ofícios e busca de apoio; será produzida uma ficha de inscrição para democratizar a participação; e devido a eleição do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal) que irá acontecer no dia 15.03, a data do II Debate Estadual foi transferida para o dia 29 de março de 2008 (sábado).

Será um importante encontro in loco para promover o intercâmbio sócio-étnico-cultural entre representantes de diversos segmentos do movimento negro (capoeiristas, religiosos de matriz africana, grupos culturais, organizações políticas); professores; estudantes; gestores; quilombolas e sociedade palmarina para discutir ações políticas-culturais favoráveis a Serra da Barriga e a manutenção do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Foi definida como programação o acolhimento afro dos participantes; leitura expositiva da síntese do relatório (1º Debate) e das cartas políticas produzidas pela AGRUCENUP e FENAL, que serão anexadas e entregues as autoridades; Mesa Redonda com a presença da Fundação Cultural Palmares (FCP)/Ministério da Cultura (a confirmar); Secretaria Estadual de Turismo(a confirmar); Prefeitura de União dos Palmares e Instituto Magna Mater; almoço e visita a comunidade remanescente de quilombo Muquém (há 5km da cidade).

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô realizou o I Debate Estadual no dia 02 de maio de 2007 na cidade de União dos Palmares, todas as informações e comprometimentos do Sr. Edvaldo Araújo (Zulu) – Presidente da Fundação Cultural Palmares – foram reunidos num relatório. Passado dez meses tornou-se pertinente a continuidade de um novo encontro, considerando que:

 

§    O Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi inaugurado há 03 (três) meses, e ainda não foi apresentado edital, convênio e/ou licitação para selecionar e oficializar o gestor.

§    A ausência do escritório representativo da Fundação Cultural Palmares no município de União dos Palmares para o acompanhamento das atividades realizadas na Serra da Barriga, assim como, fiscalizar e responsabilizar as irregularidades;

§    A implantação de um conselho consultivo é de extrema importância para interagir junto a FCP e/ou gestor;

§    A pavimentação do acesso a Serra da Barriga não foi concluída, o que dificulta a visitação e torna-o perigoso em época de chuva;

§    O número da equipe de segurança e agentes florestais é insuficiente;

§    Regularização e recursos humanos capacitados para garantir o real funcionamento do projeto arquitetônico;

§    É extremamente necessária a execução de uma campanha de reflorestamento; palestras que estimulem a sensibilização ambiental e a prevenção de incêndios, como o último que ocorreu em 09 de janeiro de 2008;

§    O número de visitantes na Serra da Barriga cresce significativamente durante as comemorações da Semana da Consciência Negra, e com a construção do Parque se manteve nos outros meses, de forma diária. Sendo assim, é essencial a inserção nos roteiros turísticos e o investimento publicitário.

 

É isso, vamos a luta!

 

Próxima reunião:

Nesta sexta-feira (07.03) às 15hs no mini-auditório do SINTEP, localizado na Rua Lourival Vieira Costa, 32, Prado – rua por trás da Praça Pirulito. Maceió-AL.

Contatos: (82) 3336-7464 (Sintep) / 8831-3231 (Helciane) / 8865-5520 (Helcias) / 8819-6762 (Amaurício)

Anúncios
Categorias:Informes
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: