Notícias

 
 

Programa Federal de Esporte e Lazer é realidade em Alagoas

 

Helciane Angélica

Jornalista (1102 – MTE/AL)

    

O Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC) é uma iniciativa do Ministério do Esporte e coordenação geral do Instituto de Desenvolvimento Humano (IDESH). Tem como objetivo reconhecer e tratar o esporte e o lazer como direito social; democratizar o acesso a políticas públicas; e estimular a formação de agentes sociais. Em Alagoas, as atividades já começaram em comunidades carentes de Maceió.

Ao todo são cinco núcleos, que foram selecionados para realizar atividades de lazer e movimentação, são eles: Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares (CEPEC) no Complexo do Benedito Bentes; as associações de moradores do Pontal da Barra e da Vila de Pescadores no Jaraguá; Paróquia Nossa Senhora das Dores no Jacintinho; e a Companhia Teatral Joana Gajuru em Fernão Velho.

 No Benedito Bentes as aulas foram iniciadas no dia 03 de março, e possui a orientação de 06 instrutores. O núcleo busca atender 400 pessoas, dentre crianças, jovens, adultos e portadores de necessidades especiais para praticar a capoeira, futebol, voleibol, dança moderna, atletismo, caminhadas supervisionas e recreação infantil.

As aulas são gratuitas, realizadas de segunda a sexta nos três turnos e acontecem na sede do Centro, na grota da Alegria e na Clínica de Equoterapia Bráulio Cavalcanti, além de contar com o apoio do Posto de Saúde Hamilton Falcão com a execução de exames biomédicos. E no último sábado de cada mês, será o momento de integração entre todos os integrantes no “Sábado de Lazer” – na Praça Padre Cícero, ao lado do terminal de ônibus do complexo habitacional.

O coordenador geral do núcleo no Benedito Bentes, Valdenício (Vando) Santos de Oliveira, destacou que a finalidade do núcleo não é gerar atletas e sim, a inclusão social. “O programa está indo justamente para os espaços onde as práticas de lazer não fazem parte das políticas públicas. Na medida que o programa começa a se estender, ele vai ser um espaço onde as pessoas além de praticar atividades de lazer e esportiva, vão também exercer a cidadania”, afirmou.

 

CEPEC

 O Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares completará oito anos em novembro, e mesmo com o pouco tempo de atuação vem revolucionando a rotina dos moradores na Grota da Alegria do Benedito Bentes com ações culturais, de formação e lazer.

 A organização não-governamental possui 30 voluntários e executa atividades com aproximadamente 290 participantes, são elas: oficinas de artesanato; banda bate lata – “meninos e meninas da grota”; curso básico de informática; alfabetização para jovens e adultos; capoeira e três times de futebol; danças folclóricas como o coco de roda, taeira, maculelê e quadrilha junina. Dentre os projetos futuros possuem a criação de uma rádio corneta direcionada a comunidade e o espaço de leitura para a comunidade.

  

 Serviços

CEPEC – Centro de Educação Popular e Cidadania Zumbi dos Palmares.

Rua São Jorge, 68, Conjunto Benedito Bentes II, Tabuleiro do Martins. Cep: 57080-000. Maceió-AL.

Contatos: (82) 3353-6279 / 9304-0351 (Vando) / cepec_al@yahoo.com.br

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: