Início > Informes > MOBILIZAÇÃO

MOBILIZAÇÃO

 
Prezados (as)  Malungos (as),
 
           
 
           Tenho utilizado sempre o pensamento do líder negro internacional NELSON MANDELA, quando o mesmo diz que: “SOMOS UM POVO COM UMA SÓ LUTA… E PARA QUE UM VENÇA, TODOS TÊM DE VENCER”… Ora, o que aconteceu no dia 29 de março na Serra da Barriga, nas dependências do Parque Memorial Quilombo dos Palmares foi exatamente um importante exercício de cidadania e democracia. Cuja sociedade civil negra e não negra pôde de forma direta expressar seus pensamentos e propostas para contribuir com os passos da história em prol da Serra da Barriga, o Parque Memorial e seus desdobramentos.
            Ao contrário do que alguns possivelmente tenham esperado, não foi um momento de “des-construção” e nem de expor a crítica pela crítica, mas, sobretudo, de demonstração de vontade em contribuir no processo. A presença de representantes de 32 entidades e autoridades estaduais demonstra a seriedade e o respeito que todos têm pela temática e pela Serra da Barriga como um todo.
          A Serra continua sendo vista como um solo sagrado, e esse é o grande diferencial. Estamos todos de parabéns, e espero sincero e honestamente que continuemos firmes nesse propósito com veracidade e compromisso com a causa.
            Aproveito para dizer que no final do debate, fomos chamados a atenção por uma fala da Yalorixá Neide D´Oxum do Grupo Espírita Santa Bárbara – GUESB do Village Campestre II, quando desabafou sobre mais uma agressão sofrida, por conta da Intolerância religiosa. Desta vez, por uma Igreja evangélica situada no mesmo bairro, e pedia o apoio da comissão e do movimento negro alagoano.
            Em virtude da seriedade do caso, a Comissão do Debate resolveu fazer uma visita coletiva ao GUESB para se inteirar dos detalhes, o que foi feito na quinta-feira dia 03 de abril às 21h00, onde foi feito um apanhado geral das informações. Muitas propostas foram relatadas e é preciso sistematizar as ações.
            Como encaminhamento, as lideranças presentes entenderam que há uma necessidade de promover uma reunião ampliada nesta quarta-feira (09/04) a partir das 18h00, na Sala de Multi-uso do Espaço Cultural da UFAL, localizado na Praça Sinimbú, Centro de Maceió-AL. Pautas: discutir urgentemente as medidas cabíveis sobre o caso de intolerância religiosa; atividades informativas e políticas sobre o tema; encaminhamentos do Documento com propostas citadas no II Debate.
 
TODOS ESTÃO CONVIDADOS PARA SE JUNTAREM NESSA LUTA!!!
 
Estavam presentes representantes das seguintes entidades:
·  Banda de Reggae Civilizações Roots
·  Centro de Cultura e Estudos Étnicos ANAJÔ
·  Centro de Cultura Malungos do Ilê
·  Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira/AL)
·  Conselho de Mestres de Capoeira de Alagoas
·  Federação Alagoana de Capoeira (FALC)
·  Fórum de Entidades Negras de Alagoas (FENAL
·  Instituto Magna Mater
·  Núcleo de Identidade Negra em Ipioca
·  Núcleo de Saúde das Casas de Axé
·  Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro
·  Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás / Casa de Iemanjá
 
Além da Yalorixá Neide, seu esposo (cantor e compositor) Milton e os integrantes do projeto Inaê/GUESB, inclusive, profissionais de psicologia, assistência social, saúde, cultura, etc.
 
Um abraço
 
Helcias Pereira – Secretário de Cultura do ANAJÔ
(82) 8865-5520
 
Categorias:Informes
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: