Inicial > Notícias e política > MOBILIZAÇÃO

MOBILIZAÇÃO

 
 
 
 
Texto: Helciane Angélica
Jornalista, Presidente do Anajô e integrante da Cojira-AL
 
 
Foto: Kelly Baeta (Jornalista)
 
 
 

 
 
A noite do dia 14 de maio ficou na História de Alagoas. Lideranças do movimento negro alagoano, representantes de várias comunidades de fé, estudantes e profissionais dos mais diversos setores participaram de um Ato Político contra a Intolerância Religiosa, atividade integrante da semana dos “120 anos de abolição e resistência”. As ruas do Conjunto Village Campestre no bairro do Tabuleiro do Martins (Maceió) pararam, e os moradores ficaram atentos para ouvir o batuque e as palavras de ordem.
 
Foi com um cortejo afro conduzido pelo grupo percussivo Baque Alagoano, onde pessoas das mais variadas idades demonstraram alegria e conscientização política, por meio da dança e da música durante todo o percurso. Representou um momento de intensa união em busca de um mesmo ideal: o respeito às diferenças, além de denunciar as desigualdades político-sociais sofridas diariamente pelos afro-descendentes, e ainda, para conscientizar a população de que o racismo e a intolerância religiosa são crimes.
 
Os participantes seguiram até a sede do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), vítima por duas vezes de intolerância religiosa, onde foram acolhidos com o banho de cheiro. Posteriormente, houve o pronunciamento de lideranças, apresentações de dança e da Orquestra de Tambores. E para prestigiar a ação político-cultural estavam presentes: a ialorixá e atriz da Rede Globo Chica Xavier e sua neta, também atriz Luana Xavier, além de integrantes de entidades de outros Estados.
Estamos fazendo esse ato para que as outras religiões respeitem a nossa, porque o nosso Deus é um só. A maneira de chegar até ele pode se modificar, pode ser diferente, mas somos todos irmãos e queremos o respeito da nossa religião”, afirmou a ialorixá Neide de Oxum. O ato contou com o apoio da Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal); Voyager Turismo; Mainá Água Minieral; e da Associação dos Moradores do Graciliano Ramos (AMGR).
 
De acordo com Paula Silva, Presidente do Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), o afro-descendente é ridicularizado de várias formas, até mesmo quando tem orgulho de mostrar sua herança étnico-cultural, porém é preciso protestar contra a indiferença para ecoar o grito de liberdade. “Nós já sofremos o preconceito e a intolerância religiosa desde o assumir da nossa identidade. Já somos vítimas de discriminação pelo nosso jeito de ser, e tudo isso já nos causa um certo incômodo, mas nós temos que dar o nosso grito de liberdade, o nosso grito de manifesto a esse sistema opressor que está aí”, declarou.

Estiveram presentes as entidades: Associação Capoeira Angola Palmares; Associação Cultural Capoeira Tradição; Baque Alagoano (grupo percussivo); Casa de Axé Abassá de Angola Oyabalé; Central Única dos Trabalhadores (CUT-AL); Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê; Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; Coletivo de Mulheres Negras do Rio de Janeiro; Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial de Alagoas (COJIRA-AL) / Sindjornal; Conselho Estadual de Mestres de Capoeira; Federação Alagoana de Capoeira; Grupo Capoeira Muzenza; Grupo União Espírita Santa Bárbara; Intermídia – Ufal; Movimento Juventude Revolução; Orquestra de Tambores; Pastoral da Negritude Igreja Batista do Pinheiro; Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde; Secretaria Estadual da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos; Sindicato dos Trabalhadores de Escolas de Alagoas (SINTEAL).

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: