Inicial > Anajô > Encontro Interestadual

Encontro Interestadual

 
 
 
 
 
Foi realizado nos dias 04 e 05 de junho de 2008, o  encontro Diálogos Regionais – Nordeste 1, no Hotel Parque das Águas na Praia de Atalaia, em Sergipe. Organizado pelo Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada e Diversidade/SECAD envolveu 04 estados do Nordeste, Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco e teve como objetivo discutir a elaboração do plano nacional e criar mecanismos eficazes para implementação da Lei Federal nº 10.639, sancionada pelo Governo Lula em 2003.
A Secretaria Estadual de Educação e Esporte, coordenadora da delegação alagoana, representou o Fórum de Educação Étnico-Racial no encontro e é a delegada-nata no Encontro Nacional que ocorrerá nos dias 02 e 03 de julho em Brasília. Além das alterações da LDB, o encontro também discutirá a formação inicial e continuada de professores – qualificados para o ensino da temática étnico-racial – e a produção de material didático que trate do assunto.

A Lei – A Lei nº 10.639 estabelece o ensino de cultura e história afro-brasileiras e específica que deve privilegiar o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Determina ainda que tais conteúdos devem ser ministrados no âmbito de todo o currículo das escolas brasileiras.

A Lei em Alagoas – O estado alagoano é pioneiro na estadualização da Lei Federal, sendo considerado referência na questão do trato da diversidade étnico-racial.
Além da Gerência de Educação Étnico-Racial outras entidades alagoanas participaram dos Diálogos em Sergipe: Centro de Estudos Superiores de Maceió- CESMAC, CEFET Centro Federal de Educação Tecnológica Editora Paulinas, Secretaria Municipal de Educação de São Luís do Quitunde, Secretaria de Educação Municipal Marechal Deodoro, Núcleo de Estudos Afro- Brasileiros- NEAB, representante da Sociedade Civil do município de Rio Largo, Secretaria de Educação Municipal de Jacuípe, Secretaria de Educação Municipal de União dos Palmares, Secretaria de Educação Municipal de Delmiro Gouveia, Secretaria Municipal de Educação de Maceió, Instituto Magna Mater, Conselho Municipal de Educação de Maceió, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Piaçabuçu, Conselho Estadual de Educação de Maceió, Sindicato dos Trabalhadores da Educação – SINTEAL, Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca, Secretaria Municipal de Educação de Atalaia, Secretaria Municipal de Educação de Coruripe e a ONG Anajô (entidade integrante do movimento negro).

Anúncios
Categorias:Anajô
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: