Inicial > Igualdade Racial > Articulação

Articulação

 
 
Entidades do Movimento Negro de Alagoas discutem medidas para combater o racismo junto com a OAB/AL
 
 
 
O presidente da Comissão de Defesa das Minorias da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Alagoas, Alberto Jorge, o doutor Betinho, se reuniu hoje a tarde com entidades do Movimento Negro do Estado no auditório da OAB/AL, discutindo medidas de combate ao racismo. “Precisamos nos unir e tomar medidas contra os altos índices de violência contra os negros no Estado. De acordo com o relatório de homicídios elaborado pela OAB/AL, cerca de 70% das vítimas são negras”.

Um dos participantes da reunião, Helcias Pereira, que é militante do Movimento Negro desde 1987, disse que é muito importante a presença de um representante do Movimento na OAB/AL, e o apoio da entidade ajudará bastante na luta dos negros contra o preconceito e a violência.

Durante a reunião, foram discutidas a criação do disk racismo, que servirá para atender denúncias de preconceito e violência contra os negros. Também discutiram sobre a criação de uma cartilha informativa que mostre as leis que defendem os direitos dos negros, deixando a população mais informada e, discutiram ainda sobre a organização de uma marcha do Movimento Negro, chamando a atenção da sociedade para a reflexão sobre a forma como os negros são tratados há séculos. “O movimento gay faz uma vez por ano a “parada gay”, com trios elétricos e um grande número de participantes. Precisamos mostrar a cara também”, disse doutor Betinho durante a reunião.

Outro membro do Movimento, Adriano, que é coordenador geral da UNEGRO (União de Negros pela Igualdade), falou da importância de firmar parceiros, como a OAB, para fortalecer a luta contra o racismo. “A população negra está no topo da violência, são 70% no índice de homicídios. Nós do movimento temos que nos revoltar mais, lutar contra a opressão e preconceito”, afirmou.

Os integrantes do Movimento negro e a OAB/AL irão propor medidas de ações junto ao Estado e ao Município para mudar estes índices.

 
 
Fonte: www.oab-al.org.br (13/06/08)
Anúncios
Categorias:Igualdade Racial
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: