Início > Opinião > Cojira-AL

Cojira-AL

 
 

Racismo Institucional

 

O conceito de racismo institucional, ou racismo sistêmico, foi criado em 1967 e refere-se à forma de racismo realizado nas estruturas de organização da sociedade e instituições, ao ser fornecido um serviço profissional inaproveitável para pessoas devido à sua cor, cultura, religião ou origem étnico-racial.

Ocorre quando há diferenciação negativa, exclusão, jogo de interesses, normas, atitudes e comportamentos que contribuem com a discriminação: por meio de preconceito não intencional, ignorância, desatenção e estereótipos racistas, independente, de classe social.

Em 2001, foi criado o Programa de Combate ao Racismo Institucional, desenvolvido pelo governo federal, prefeituras, Ministério do Governo Britânico para o Desenvolvimento Internacional (DFID) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que incentiva o combate ao preconceito racial em áreas como saúde e educação. Porém, ainda é preciso avançar mais!

O termo ainda é desconhecido por muitos, devido a falsa democracia racial aplicada no Brasil. Muitas pessoas cometem ou são vítimas de práticas racistas e não percebem os efeitos dos atos, é preciso aprender a distinguir e principalmente se defender.

Agora sim, é possível entender o porquê das comunidades quilombolas não terem acesso pleno ao Programa de Saúde da Família (PSF); pessoas são tratadas diferentes ou até mesmo impedidas de entrar em certos locais; o número de mortalidade infantil é maior com os negros; mulheres negras e pardas têm menor acesso aos serviços de saúde de boa qualidade; e outros itens alarmantes.

Reflita!

 

Comentário publicado na Coluna Axé – jornal Tribuna Independente (01.07.08).

Categorias:Opinião
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: