Inicial > Notícias e política > Mobilização

Mobilização

 
 
 
 
Texto e fotos: Helciane Angélica
Jornalista (1102 – MTE/AL)

Lideranças do movimento negro de Alagoas solicitaram uma reunião extraordinária com a Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura. Já que o presidente Zulu Araújo encontrava-se na capital alagoana para prestigiar a abertura da exposição fotográfica “A Alma da Bahia”.


A reunião foi agendada para o sábado (05), às 15h, no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Alagoas. Porém, num total desrespeito, os 30 representantes de vários segmentos afros foram surpreendidos com o cancelamento por telefone, alegando-se que teria outra reunião e não daria tempo de retornar para o aeroporto.

Com a sala fechada e muitas deliberações a serem tomadas, foi preciso improvisar o local da reunião. Primeiramente no pátio do Espaço Cultural da Ufal, e com a chegada da chuva tiveram que seguir para os corredores, sem qualquer conforto. Estavam presentes, integrantes de grupos políticos-culturais, capoeiristas e religiosos de matriz africana.
 

Na ocasião, foi lida a portaria publicada no Diário Oficial da União, em 26 de maio, que possui regras e proibições no Parque Memorial Quilombo dos Palmares. Discutiu-se a ausência de autonomia do comitê gestor do Parque, pois as informações e os projetos chegam incompletos, e a decisão final é sempre da Fundação. As lideranças também denunciam a falta de transparência das deliberações; a exclusão da cadeira que represente a capoeira; e o descrédito que os segmentos afro-alagoanos vêm sofrendo.
 
 
A nova data do encontro foi programada para quarta-feira (09) às 18h, no mesmo local. As lideranças entregarão uma Carta com questionamentos e reivindicações para o Presidente da Fundação Cultural Palmares. E para dar visibilidade às suas ações, estão convocando todos os meios de comunicação para uma coletiva, uma hora antes da reunião.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: