Inicial > História > COJIRA

COJIRA

 
RASTAFARI
 
 
 

 
O termo rastafari tem sua origem em Ras (título de nobreza que pode ser traduzido como "príncipe" ou "cabeça") Tafari Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação – Imperador da Etiópia em 1930, o Messias Negro que irá liderar os povos de origem africana a uma terra prometida de emancipação e justiça divina.

 
Trata-se de um movimento religioso que surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses negros, espalhou-se pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae. Acreditam que Jah (Deus) se mostra sob forma humana de tempos a tempos; pregam a irmandade, são contra todo tipo de opressão e desigualdade.
 
Outro importante identificador do seu afrocentrismo é a identificação com as cores da bandeira da Etiópia, freqüentemente vistas em roupas e decorações; o vermelho representaria o sangue dos mártires, o verde exalta a natureza, o dourado o sol e o preto é para representar a cor do povo africano.
 
Muitos rastafáris são vegetarianos, ou comem apenas alguns tipos de carne, e as bebidas são preferentemente herbais, como os chás; também tem o costume de não cortar ou pentear o cabelo, usam os dreadlocks. A marijuana ou cannabis é uma erva medicinal milenar usada pelos Rastas, não para diversão ou prazer, mas sim para limpeza e purificação em rituais controlados – alguns Rastas escolhem não usar.
 
Em Alagoas o movimento ainda é pequeno, destaca-se a Comunidade Quilombolas de Sião (banda de reggae, que se chamava Thiago Correia e Comunidades Quilombolas), que vem desenvolvendo essa cultura e realizam acampamentos de reflexão em União dos Palmares.
 
 
Comentário publicado na COLUNA AXÉ (22.07.08) – Tribuna Independente.
 
Categorias:História
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: