Inicial > Anajô > MOBILIZAÇÃO

MOBILIZAÇÃO

 

 

Anajô realiza encontro de formação

 

 

 

Os integrantes do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô reuniram-se ontem (16), no feriado estadual, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal) para um encontro de formação e reflexão sobre o papel do povo negro no desenvolvimento da humanidade. A atividade já foi uma prévia da contribuição político-cultural que a entidade realizará no mês da Consciência Negra.

 

De acordo com Helciane Angélica, Presidente do Anajô, a atividade estimula o intercâmbio cultural e de conhecimentos. "Não se trata de palestras! Estamos nos reunindo para realizarmos a troca de informação, onde um irá contribuir com o outro e  assim garantiremos o fortalecimento do grupo. Ninguém é obrigado a saber de tudo, mas precisamos ter uma noção da maior parte dos temas relacionados às questões étnicos-raciais, pois teremos mais segurança em nossas ações e seremos agentes colaboradores para a propagação da História e Cultura Afro-Brasileira", ressaltou.

 

A atividade teve início às 10h e se estendeu até às 16h. Pela manhã, foram exibidos slides sobre a trajetória do Anajô e sobre a contribuição do continente africano para o desenvolvimento da humanidade, encerrou-se com debate. Após o almoço teve a dinâmica "floresta dos sons", trabalhada no Teatro do Oprimido Anajô, que estimula a concentração, além de garantir a integração e  o relaxamento.

 

No restante da tarde, desenvolveu-se a tempestade de idéias sobre a importância do Quilombo dos Palmares, principais guerreiros, métodos de organização e aspectos culturais. Foram espalhadas várias palavras importantes, que estavam interligadas aos acontecimentos históricos e todos os membros falavam o que sabiam ou o que haviam pesquisado. Depois, o Secretário de Cultura do Anajô, Helcias Pereira, fez as explanações necessárias.

 

Valdice Gomes – Presidente do Sindjornal, integrante da Cojira-AL e também do Anajô – manifestou sua satisfação em participar da atividade. "Fico muito feliz de receber vocês e discutir esse tema de grande importância, principalmente aqui, na Casa da Comunicação. Precisamos fortalecer esses momentos e o conhecimento sobre a temática", disse.

 

A partir de outubro, a entidade iniciará suas ações de formação e identidade étnico-racial com estudantes, educadores, profissionais das mais diversas áreas por meio do projeto Palmares in loco (passeio étnico) na Serra da Barriga e cine-fórum em escolas.

 

 

Veja as fotos da atividade estão no álbum.

Para obter mais informações: (82) 8831-3231 / 8865-5520

 
Anúncios
Categorias:Anajô
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: