Inicial > Entretenimento > CULTURA

CULTURA

  

Diálogos teatrais no domingo

 

As entidades multiplicadoras do Teatro do Oprimido em Alagoas e seus integrantes participarão de um encontro neste domingo (21), a partir das 9h, no Teatro Linda Mascarenhas (ao lado do Instituto Zumbi dos Palmares – IZP e do CEPA) localizado na Av. Fernandes Lima, no bairro do Farol.

Na ocasião serão discutidos os avanços das ações no Estado, e o público poderá conferir a interagir na apresentação das peças. Estão confirmadas: “Guerreiros da Vida” do Ponto de Cultura São Bartolomeu; "Toda forma de amor vale amar" do SINDPREV; "Toda criança tem direito de ser feliz", do Projeto Mundaú – Grupo Revolucionarte; "Preconceito um, justiça zero" do Grupo Aldeia Jovem (AISCJ); e Grupo Teatral Sol Nascente com a cena "O Linchamento".

O Anajô é uma das entidades multiplicadoras, realiza oficinas na Escola Estadual Pedro Teixeira no bairro do Feitosa. Infelizmente, a entidade não conseguiu concluir a peça "Preconceito não tá com nada", mas os participantes terão a oportunidade de prestigiar o trabalho dos outros grupos e entrar, pela primeira vez, em um teatro. Fomos uma das entidades que se empenhou na construção desse evento,por meio do nosso Diretor de Cultura, Helcias Pereira.

       Teatro do Oprimido

O Teatro do Oprimido tem quase quatro décadas de existência, foi criado por teatrólogo e escritor Augusto Boal. É praticado em cerca de 70 países e em 19 estados brasileiros. Em Alagoas encontra-se no seu primeiro ano com 40 multiplicadores.

O método reúne exercícios, jogos e técnicas teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual de seus praticantes. A democratização do teatro estabelece condições práticas para que o oprimido se aproprie dos meios e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.

Dentre as técnicas, a mais praticada em todo o mundo é o teatro-fórum. O espetáculo baseado em fatos reais, no qual personagens oprimidos e opressores entram em conflito de forma clara e objetiva na defesa de seus desejos e interesses.

Com uma metodologia lúdica, atraente, e de fácil aplicação, possui potenciais extraordinários de multiplicação, onde não exige custos altos de investimento e alcança resultados eficientes. Trata-se de um instrumento fundamental para o desenvolvimento de programas sócio-culturais em áreas com recursos escassos.

 

Contatos: (82) 8865-5520 (Helcias) / 9329-5922 (Andréia)

Anúncios
Categorias:Entretenimento
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: