Inicial > Notícias e política > ELEIÇÕES 2008

ELEIÇÕES 2008

 
 

Maceió tem debate político pela diversidade

 

Texto e foto: Helciane Angélica

(Jornalista; Presidente do Anajô e integrante da Cojira-AL)

 

 

                              

 

A cidade de Maceió teve pela primeira vez, o Debate Democrático Pela Diversidade: “Meu Voto tem Cor. A Cor do Compromisso Cidadão”, executado na manhã da segunda-feira (22), no Cine Sesi Pajuçara. A atividade foi uma realização do Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-Racial em parceira com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.

 Dentre os candidatos à administração da Prefeitura de Maceió, compareceram (foto): Mário Agra (PSOL), Manoel de Assis (PSTU), Solange Jurema (PSDB) e Judson Cabral (PT). O atual prefeito e candidato à reeleição, Cicero Almeida, justificou sua ausência afirmando que já tinha compromissos agendados para a data.

Segundo Arísia Barros, Gerente Étnico Racial da SEE e Coordenadora do Fórum Permanente, Alagoas foi um dos quatro estados que realizou um debate com essa temática e criticou a falta de participação de alguns ativistas no debate. “É preciso que o povo tenha consciência da sua participação na política, é preciso mobilização”, declarou ainda “Esse debate é um avanço, pois observamos que a temática negra sempre ficava excluída do processo, e as políticas públicas pedem adesão independente de quem ganhe”, ressaltou.

Dividido em cinco blocos, os candidatos puderam apresentar políticas públicas a serem adotadas nos planos de governo que beneficiem a população afro-maceioense e responderam perguntas da platéia. Destacaram-se a efetivação da Lei 10.639/03 no currículo escolar, combate ao racismo institucional, tratamento diferenciado para as doenças que atingem na sua maioria os negros, fortalecimento das manifestações afro-culturais, dentre outros.

 

Conheça alguns posicionamentos e propostas:

 

Judson Cabral: “Defendo as cotas, não como um processo para combater o preconceito racial, mas como processo para resgatar o direito às oportunidades”

·         Implantação da Secretaria Municipal da Igualdade Racial;

·         Instalação de escolas em regime integral em áreas de risco social;

·         Sensibilização dos professores para a propagação da história e cultura afro.

 

Manoel de Assis: “Como a sociedade diz que não existe racismo se os piores índices atingem os negros. (…) Esses governos estão comprometidos com os mais ricos e os grandes empresários, e a população socialmente prejudicada continua na mesma”

·         Implantação de postos de saúde;

·         Criação de uma empresa pública de transporte;

·         Redução da jornada de trabalho e o enfrentamento com o poder econômico.

 

Mário Agra: “A opressão é milenar. Na sociedade capitalista é possível excluir o racismo? Só com uma sociedade sem classe a exploração será extinta”

·         Investimento para pontos de cultura;

·         Ampliação do diagnóstico e tratamento da anemia falciforme;

·         Implantação de conselhos municipais.

 

Solange Jurema: “As mulheres negras foram as primeiras a reivindicar seus direitos e dar força ao movimento (…) No entanto, se fosse fazer um levantamento do ‘pobre + pobre’, o perfil seria uma mulher negra, nordestina e trabalhadora rural”

·         Oferecer tratamento diferenciado para as doenças que atingem a população negra: anemia falciforme, miomatose, hipertensão, etc.

·         Investir na auto-estima da população negra, e nas escolas fortalecimento das manifestações culturais;

·         Implantação de creches.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: