Inicial > Anajô > CONVITE

CONVITE

 
 
Temática Étnico-Racial na Escola
 
 
            O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô foi convidado pela Escola Alberto Torres (Bebedouro) para integrar o projeto "Peróla Negra Brasileira: História, importância e lutas do povo Negro. Conheça e se orgulhe!”, que foi idealizado pelo professor de matemática Allex Sander Porfirio.
 

Teremos o prazer de executar no primeiro dia (10.10) o nosso projeto Palmares In Loco (passeio étnico), que consiste na execução de visita coletiva e explanações históricas sobre a importância do Quilombo dos Palmares, lideranças quilombolas, herança cultural, organização sócio-político e militar, dentre outros aspectos importantes. A atividade acontecerá no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga em União dos Palmares (AL).

 

No segundo dia do evento (sábado – 11.10), durante a manhã, no Instituto Galba Novais de Castro (Bebedouro) terão as palestras e o cine-fórum. O Diretor de Cultura do Anajô, Helcias Pereira, ministrará em 30 minutos a palestra: “Palmares, 100 anos de resistência”. A partir das 14h, os representantes da entidade realizarão o cine-fórum África-Brasil, com a exibição de slides informativos seguido de debate e a participação especial de Wagner Bijagó e Ismael Tcham – representantes dos acadêmicos africanos da Ufal. Dentre os objetivos estão: induzir a tempestade de idéias com os estudantes; informar sobre a contribuição do continente africano para o desenvolvimento da humanidade; intercâmbio sócio-cultural e político; desmistificação da história e quebra de preconceitos.

 

O evento seguirá na semana seguinte (13 a 17.10), onde os temas serão aprofundados nas salas de aula, para destacar os pontos importantes e contribuições dos conteúdos em todas as disciplinas. E no dia 18 de outubro, terá um fórum com os professores da escola sobre as Leis Federal 10.639/03 e a Estadual 6.814/07.

 

Outras entidades foram convidadas para contribuir no desenvolvimento do projeto, dentre elas: Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro; União de Negros pela Igualdade Racial (Unegro-AL); Grupo de afoxé Dana Luna (Vila dos Pescadores de Jaraguá); Centro de Estudos e Pesquisa Afro-Alagoano Quilombo.

 

Contatos: (82) 8868-4838 / 8803-9930 / 3338-7008.   

Anúncios
Categorias:Anajô
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: