Inicial > Anajô > CARTA

CARTA

 
 
Aos membros do Comitê Gestor do PMQP.
 
A/C do Presidente (malungo) ZEZITO ARAÚJO

 
Prezados,
 
Acredito sincero e honestamente que muitas coisas boas podem e devem acontecer em favor da Serra da Barriga, sendo que uma delas é claro, já aconteceu que foi a construção do PMQP.  No entanto, apesar de termos meios de comunicação hoje diretamente articulando e fomentando essa prática nas instâncias dos segmentos afros de Alagoas, confesso ter ficado muitíssimo triste ao saber em apenas algumas horas, que haveria uma grande programação cultural na Serra da Barriga, dentro do plano de ação da Fundação Sonia Ivar com o apoio deste comitê, naturalmente. Obviamente, também foi lamentável não saber das atividades anteriores em tempo hábil.
Vejam! Ontem no sábado 10/01 durante a realização do TAMBOR FALANTE – Ciclo de Debates aberto a todos os interessados,(confira nos blogs da COJIRA e ANAJÔ) pude constatar a expressão de surpresa por parte de várias pessoas no tocante a citada programação cultural com a presença do AFRO-REGGAE. Observe que são lideranças diversas, inclusive de grupos de base que fazem trabalhos belíssimos na periferia e que gostariam se programarem para poderem viajar e subir a Serra, visto que uma coisa é o público de União dos Palmares, outra coisa são pessoas de outras cidades, principalmente Maceió.
Acreditem, fico reflexivo em ouvir severas críticas a este comitê que talvez com um pouquinho só de abertura e maior comunicação, certamente tais inquietações seriam amenizadas se não dirimidas e conseqüentemente apoiadas na sua dimensionalidade.
Vejam bem, todos sabem que (PARTICULARMENTE) há muito sou contra a qualquer tipo de "SHOW" no Platô da Serra, mas, essa é a minha opinião. Aliás, pensamento este fruto de alguns encaminhamentos quando éramos “todos” membros da antiga CENAL – Coordenação de Entidades Negras de Alagoas, quando decidimos lutar para essa prática não acontecer na Serra devido a todas as questões inerentes a própria segurança do local, além é claro de respeitar as orientações dos religiosos no tocante a ancestralidade e a presença de tantos eguns. Ou seja, não podemos ignorar os passos que demos na história.
Concomitantemente, sou inteiramente a favor que aconteçam atividades permanentes, capazes de receber qualquer visitante, seja: perquisador, capoeirista, ogã, abian, babalaô, liderança política ou personalidade do mundo inteiro. Entretanto, devem contemplar o paisagismo, a historicidade quilombola, efetivando o turismo étnico, além é claro de fortalecer os segmentos afros urbanos e rurais de União dos Palmares e de outras cidades, através de suas performances culturais e exposições, dentre outros entretenimentos.
Naturalmente, não vou sair por aí como alguns fazem, ou fizeram, falando mal do comitê e principalmente da FCP a quem acompanho desde sua fundação. Mas, na condição de amigo, de militante tantos anos, de parceiro, verdadeiro em seus pensamentos principalmente em relação a SERRA DA BARRIGA, finalizo propondo com muita humildade, que divulguem antecipadamente as ações, socializem as demandas com tranqüilidade e, sobretudo, não tratem a incumbência dos senhores enquanto membros do comitê gestor que o são, como sendo algo de ordem pessoal ou ensimesmada. Mas enquanto representantes de segmentos e instituições, cujo povo negro espera o melhor de cada um. Assim sendo, todos poderemos constatar que a união por si só será capaz de fortalecer a luta inclusiva e a organização do nosso povo, onde quer que estejamos.
 
Abraços com sinceros desejos de felicidades nas decisões e ações.
 
Atenciosamente,
 
Helcias Pereira
Militante Negro Alagoano
Diretor Cultural do ANAJÔ
Anúncios
Categorias:Anajô
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: