SERRA DA BARRIGA
Coluna: Notícias do interior
et.jornalista@bol.com.br
Tribuna Independente
10/01/2009
União – show
O Projeto Sociocultural do Parque Memorial Quilombo dos Palmares tem como grande atração musical neste domingo à tarde, a banda AfroReggae. O projeto é uma parceria entre a Fundação Sônia Ivar (DF) e a Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura. Além do AfroReggae a programação conta ainda com apresentação das bandas locais Afro Zumba, The Prisma e da capoeira Guerreiros de Aruanda. O acesso aos shows é inteiramente grátis.
União – finalidade
O Projeto Sociocultural tem objetivo de promover atividades socioculturais como visitas técnicas de crianças e jovens para a formação de atitudes de preservação do patrimônio cultural; intercâmbios artístico-culturais de comunidades quilombolas e comunidade negra em geral. Ele tem aulas-espetáculos, que utilizam diversas linguagens artísticas e qualificação profissional de jovens para o desenvolvimento do turismo étnico sustentável. Seu público-alvo: estudantes de escolas públicas municipais e estaduais de Alagoas, entre outras categorias, etc.
Comentário:
A informação acima encontrei por acaso no jornal Tribuna Independente, não recebi nada por email e o mais incrível não houve uma divulgação ampla. Aí fica a pergunta, será que realmente tem público prestigiando?!
É extremamente importante dar visibilidade ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares localizado na Serra da Barriga em União dos Palmares; além de expor as ações afro-culturais desenvolvidas em nosso Estado e artistas destaques do país. Porém, não é só de shows que o patrimônio nacional precisa.
Tudo bem, que essas atividades movimentam o município e fortalecem a geração de renda. Mas, outras questões estão sendo esquecidas, como o pleno funcionamento do Parque (regularização do restaurante e a pavimentação do acesso, que se arrasta por anos); tem ainda a situação delicada dos moradores que estão em área tombada e sobrevivem apenas da roça; e a necessidade de investir mais no reflorestamento ambiental, etc.
Bom, toda e qualquer ação que busque exaltar a Serra e a história do Quilombo dos Palmares é favorável! Mas, é preciso ampliar a mobilização e participação do movimento social negro.
Helciane Angélica
Jornalista / Presidente do Anajô / Integrante da Cojira-AL