DIVULGAÇÃO
A data é o dia de Iemanjá e também ressalta os acontecimentos históricos no ano de 1912, quando várias casas de axé foram destruídas e praticantes foram perseguidos – o fato é conhecido como Quebra de Xangô.
* O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/UFAL) convida toda sociedade alagoana para o lançamento do livro “Kulé-Kulé IV: Religiosidades”, às 17h, no museu Théo Brandão.
* Também a partir das 17 h, haverá o ato "Xangô Rezado Alto – Fomento a integração das casas de axé", na praça 13 de Maio, no Poço, onde já existe uma estátua de Mãe Preta no local. Velas serão acesas simbolizando pedido de paz e de intolerância religiosa. Em seguida, haverá um cortejo afro-religioso pelas ruas de Maceió até a Praça Sinimbu, contrapondo-se ao ocorrido em 2 de fevereiro de 1912.
Acontecerá a partir das 19h, terá o 2º Batucão do Baque Alagoano, a concentração será na praça Marcílio Dias na praia da Avenida e segue em cortejo pela praça Raiol em direção ao Largo dos Pombos (fundos do mercado do Jaraguá). Todos estão convidados a prestigiar e batucar junto com o grupo percussivo.
07/02 (sábado) – Oficina de Pandeiro
A atividade que acontecerá das 12 às 17h, será coordenada pelo músico Wilson Santos. Serão duas turmas, uma para os iniciantes e a outra para os avançados. Investimento: R$ 25,00. Mais informações: (82) 8871-0627.
09/02 (segunda-feira) – Reunião
A Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos convoca a sociedade civil organizada que tenha participação ativa acerca deste tema, e os representantes das secretarias que compõem a comissão, para participarem de uma reunião no dia 09 de fevereiro (segunda-feira), às 14 h no auditório da Secretaria de Estado do Planejamento (ao lado da Secretaria da Mulher), na Rua Cincinato Pinto, Centro, para que se faça a eleição dos representantes da sociedade civil que farão parte da comissão organizadora estadual. Mais informações a respeito do evento: (82) 3315-1792 ou pelo email conferencia.coepir.alagoas@hotmail.com.
Fonte: www.cojira-al.blogspot.com