POLÍTICA
CPT-AL completa 25 anos de luta e serviços para as famílias camponesas
De 17 a 19 de fevereiro, trabalhadores e agentes participarão da 20ª Assembleia Estadual da Comissão da Pastoral da Terra de Alagoas, para debater sobre os avanços e desafios da instituição
Por: Helciane Angélica
Jornalista – MTE/AL 1102
Direitos à terra, água e dignidade humana são os eixos de trabalho e bandeiras de luta da Comissão Pastoral da Terra, que atua desde 1975 e possui 21 regionais em todo o país. O estado de Alagoas aderiu ao movimento em 1984, investindo na formação política e técnica, além de contribuir para o desenvolvimento das famílias camponesas. Para comemorar e refletir sobre as ações executadas nos 25 anos da CPT-AL, acontecerá no período de 17 a 19 de fevereiro a 20ª Assembleia Estadual, na Barra de São Miguel, localizada a 36 km da capital alagoana.
O encontro tem como tema “25 anos de serviço as famílias camponesas” e será realizado no Centro Catequético dos Irmãos Marista. Estarão presentes cerca de 130 trabalhadores oriundos do sertão, litoral, zona da mata e agreste alagoano, além de agentes e equipe técnica. De acordo com Carlos Lima, coordenador estadual da CPT-AL, a atividade servirá para a reflexão política e deliberativa, além de celebrar as bodas de prata da entidade. “É um momento importante para fazermos uma análise de conjuntura e construir as metas políticas. Desenvolveremos ao longo deste ano vários momentos celebrativos, na Feria Camponesa em junho e com atividades políticas principalmente nos municípios que temos forte atuação”, declarou.
No primeiro dia (17), terá pela manhã uma Missa de Ação de Graças direcionada ao aniversário e trabalhos desenvolvidos pela CPT-AL, que será presidida por Dom Antônio Muniz. Com a abertura da assembleia às 14h, será entregue o prêmio Dom Hélder Câmara, criado em 2002 para homenagear personalidades que apóiam a luta em defesa da reforma agrária no Estado, este ano a professora e líder sindical Lenilda Lima será agraciada. Posteriormente, terá uma mesa redonda sobre “Os desafios e as perspectivas da luta camponesa em Alagoas, a partir de uma leitura dos movimentos sociais do campo”, com a participação das lideranças Débora Nunes (MST) e Josival Oliveira (MLST), e será mediada por Carlos Lima.
Os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e expor suas opiniões nos trabalhos em grupos, debates, plenárias, ao assistir documentários e na participação de um estudo bíblico e teológico sobre “O serviço evangélico, o testemunho e a missão da CPT”, que será ministrado por Thiago Torby, conselheiro da CPT-NE. Também acontecerá uma avaliação crítica sobre as ações do ano passado, e no final das atividades, será redigida e aprovada uma carta compromisso que norteará os trabalhos em 2009.
Histórico
A Comissão Pastoral da Terra em Alagoas faz parte da Regional Nordeste II (AL-PE-PB-RN) da CPT-Rede Nacional, é uma entidade sem fins lucrativos e de caráter ecumênica. Busca a transformação sócio-política, preza pelo respeito e a garantia dos direitos para os trabalhadores rurais.
A CPT de Alagoas iniciou suas primeiras assessorias e atividades com os cortadores de cana nas paróquias de Novo Lino, Colônia Leopoldina e União dos Palmares. No sertão, os trabalhos começaram com os posseiros na cidade de Água Branca.
Na década de 90 a CPT-AL começou a coordenar as ocupações de terras improdutivas e atualmente acompanha 15 assentamentos, 23 ocupações e 03 áreas de posseiros. Dentre as ações no Estado, destacam-se: o Natal dos camponeses; Feiras Camponesas; Romarias da Terra e das Águas; e o jejum de solidariedade.
Para fortalecer a luta, a instituição conta com parcerias importantes, como: Central Única dos Trabalhadores (CUT); Tribunal Regional do Trabalho (TRT); Movimentos camponeses; Comunidades Eclesiais de Base; Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP); dentre outros.
SERVIÇO
20ª Assembleia Estadual – Comissão Pastoral da Terra de Alagoas
Tema: 25 anos de serviço às famílias camponesas
Local: Centro Catequético dos Irmãos Marista – Barra de São Miguel/AL
Data: 17 a 19 de fevereiro de 2009
Contatos: (82) 9127-5773
CPT-AL
Endereço: Av. Dom Antônio Brandão, 559, Farol. CEP: 57021-190. Maceió/AL
Fone / Fax: (82) 3221.8600 / E-mail: pastoraldaterra@veloxmail.com.br
Blog: http://www.cptalagoas.blogspot.com