VISITA

 

CEASB visita a Terra de Zumbi

 

Ong leva comunidade ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Por: Cibelle Araújo
Jornalista responsável – CEASB

Jovens e funcionários do Centro de Educação Ambiental São Bartolomeu (Ceasb), embarcam nesta sexta-feira (27), às 7h, para a cidade de União dos Palmares com destino ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares na Serra da Barriga com o objetivo de conhecer a história e a importância do local que é símbolo de luta pela liberdade. O Ceasb é uma instituição sem fins lucrativos cujas atividades estão voltadas para famílias de catadores da Vila Emater, conhecida como “Favela do Lixão”, e tem como principal finalidade a promoção e a defesa de bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente e ao patrimônio cultural.

Para essa atividade, o Centro de Cultura e Estudos Étnicos (Anajô) foi convidado para ministrar a aula de campo – representado pelo Coordenador de Cultura Helcias Pereira, militante há mais de 20 anos e instrutor do curso de serigrafia do CEASB e organizador da viagem.

Segundo Helcias Pereira, o objetivo é promover uma troca de experiências entre comunidades. “Nossa meta é levar a discussão étnico-racial e a luta das comunidades quilombolas e suas conquistas a esses jovens e promover uma série de debates na Ong sobre o tema. Na programação os jovens percorrerão todo o Parque aprendendo mais sobre a história de Zumbi e as raízes africanas”, explica.

O CEASB

O Ceasb, com sede no bairro do Sítio São Jorge, atua em Alagoas desde 1997, com o objetivo de, assessorar a comunidade da Vila Emater em suas lutas por cidadania e moradia em um ambiente saudável e na criação da cooperativa dos catadores. Já desenvolveu os seguintes projetos: Programa de Educação Ambiental Lagoas (1997-2000), em parceria com a prefeitura de Maceió e a TRIKEM. Projeto de implantação do Centro de Referência em Educação Ambiental, em parceria com a Seplan/AL e o Ministério do Meio Ambiente. Projeto de apoio ao Fórum Lixo e Cidadania em parceria com o Unicef.

Sob a coordenação de Ana Ferraz Menezes atualmente a Ong desenvolve os seguintes projetos: Projeto de Criação e Fortalecimento de Núcleos Produtivos dos Catadores e Catadoras da Vila Emater II, em parceria com a Chesf, Implantação da Fábrica de Vassouras, Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila) e o Núcleo de corte e costura.

O Ceasb trabalha ainda junto às atividades da creche local, onde as mães deixam as crianças para seguirem suas jornadas de trabalho. A Ong oferece ainda oficinas de corte-costura, serigrafia e informática para a comunidade da Vila Emater e do Bairro Sítio São Jorge. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (82) 3355-5196/ 8803 3030, ou pelo e-mail ceasb.al@ceasb.org.br.

Anúncios
Categorias:Serra da Barriga
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: