Inicial > Movimento negro > FILIAÇÃO

FILIAÇÃO

 

Fenal intensifica campanha de filiação

O Fórum de Entidades Negras de Alagoas pretende ampliar seu campo de atuação e unificar o movimento social negro


Por: Helciane Angélica
Jornalista /Integrante da Cojira-AL /Presidente do Anajô

O Fórum de Entidades Negras de Alagoas (Fenal), instância máxima do movimento social negro do Estado, realiza até o dia 03 de abril uma campanha de filiação para a adesão de novas entidades, que tenham interesse em fortalecer e unificar os ideais políticoculturas do movimento.

Os interessados devem preencher a ficha e entregar na sede do Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas (Neab-Ufal), localizado no Espaço Cultural – Praça Sinimbu, ou solicitar pelos emails: fenal.alagoas@yahoo.com.br / paulamalunga@hotmail.com /amauricio35@hotmail.com.

Após a filiação, as novas entidades já terão voz e voto na primeira assembleia geral deste ano, que está confirmada para o dia 09 de abril, às 8h, no Centro de Belas Artes (Cenarte) – Centro de Maceió. Dentre as pautas que serão debatidas, encontram-se: análise de conjuntura do movimento local; repasse de informações sobre o Congresso Nacional de Negros e Negras (Coneb) realizado em janeiro; importância das conferências (igualdade racial, segurança pública e comunicação); participação de Alagoas na Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN).

Organização


Atualmente, o Fenal possui aproximadamente 30 entidades filiadas, dos mais diversos segmentos afros: capoeira; banda afro; teatro; religiosos de matrizes afrcanas; organizações políticas e culturais; estudantes e pessoas que trabalham com a questão negra.

Sua existência data do final da década de 1980, início de 1990. Sua principal objetivo é organizar a comunidade negra, para reivindicar a concretização de políticas públicas no Estado e combater o racismo e a intolerância religiosa, além de propagar a consciência étnicoracial.
 
 
Anajô

O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô oficializou hoje (30/03) a sua participação no quadro de entidade associadas. A organização confia no fortalecimento do movimento social negro de Alagoas, e acredita que somento atuando juntos  poderemos prosperar, sempre respeitando as divergências e estimulando a troca de experiências.
 
O Anajô foi rearticulado em 2005, porém suas primeiras ações ocorreram em 1988. Desde então, vem participando das atividades promovidas pelos diversos segmentos do movimento social negro, além de promover também algumas atividades com parceiros importantes. Ao filiar ao Fenal, temos consciência de que podemos contribuir muito mais e será de vital importância para o crescimento da nossa entidade. O próximo passo é retomar o diálogo político-cultural com o movimento nacional, principalmente, com os Agentes de Pastoral Negros (APNs), onde já tivemos forte participação. 
 
Anúncios
Categorias:Movimento negro
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: