Inicial > Anajô, Igualdade Racial, Notícias e política, Serra da Barriga > Unicef lança campanha nacional contra o racismo na infância em Alagoas

Unicef lança campanha nacional contra o racismo na infância em Alagoas

Campanha “Por uma infância sem racismo” tem o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os impactos do racismo na infância em todo o Brasil

 

Por:  Josival Júnior – jornalista

 

Símbolo da resistência negra pela liberdade, a Serra da Barriga, em União dos Palmares, serviu de palco, nesta sexta-feira (3), para o lançamento nacional da campanha “Por uma infância sem racismo”, promovida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A solenidade, realizada no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, contou com a presença de centenas de crianças de vários municípios alagoanos e procedentes de comunidades quilombolas, indígenas e que residem em áreas de vulnerabilidade social.

A secretária adjunta de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Nadja Lessa, representou o governador Teotonio Vilela Filho no evento. Já a superintendente de Direitos Humanos, Edna Tizeu, representou a secretária de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos de Alagoas, Marluce Caldas, que cumpre agenda em Brasília.

“A escola é o primeiro ambiente onde a criança tem contato com diversas culturas e se depara também com as primeiras tensões sociais. É a partir deste momento que pode ter início, ou não, a discriminação. Nesta fase de iniciação escolar, a criança está se desenvolvendo emocionalmente e socialmente, além de estar aberta a ideias. Essa campanha do Unicef mostra que o racismo existe, e é uma forma de combatê-lo. Todos – independente de cor, raça ou religião – têm direito de exercer a cidadania. O governador Teotonio Vilela prioriza a criança e o adolescente e equipou os conselhos tutelares fortalecendo a rede no combate a discriminação”, declarou a secretária adjunta, Nadja Lessa.

O coordenador do Unicef no Escritório Zonal de Recife, Salvador Soler Lostao, foi o responsável pelo lançamento da campanha na Serra da Barriga. Na solenidade de abertura, vídeos institucionais foram exibidos ao público. “A Serra da Barriga foi escolhida por ter sido o primeiro lugar símbolo da resistência da luta dos negros no Brasil. Vamos esperar que as parceiras firmadas para a execução da campanha possam ser multiplicadas e gerar frutos”, frisou o representante da Unicef.

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas, enalteceu a ação desenvolvida pelo Unicef no combate ao racismo. “Na verdade, era o único trabalho que estava faltando ser desenvolvido pelo Unicef. Como gestor, fico feliz por esta campanha ter sido iniciada aqui na Serra da Barriga”, destacou.

A campanha foi criada com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os impactos do racismo na infância em todo o Brasil, além de articular e promover atividades sociais, culturais e de cidadania no combate à discriminação racial contra crianças e adolescentes.

“A campanha reafirma a luta do movimento negro que é muito antiga. O Unicef alavanca a conscientização ao trabalhar a problemática do racismo na infância. Isso dá um fôlego maior também aos movimentos”, frisou Helsias Pereira, representante da ONG Anajô.

Após o encerramento da solenidade oficial, as crianças assistiram a algumas apresentações culturais, a exemplo do coral infantil Canarinhos de Aracaju, do maestro Carlos Magno, além de terem tido a oportunidade de ouvir contos sobre a história do herói nacional Zumbi e do Quilombo dos Palmares.

 

Fonte:  http://www.agenciaalagoas.al.gov.br/noticias.kmf?cod=11051394

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: