Alagoas tem novo mocambo APNs
Aconteceu na manhã deste sábado (15.01), na sede do Centro Educação Ambiental São Bartolomeu (CEASB), uma reunião de articulação sócio-política na comunidade Sítio São Jorge localizada na periferia de Maceió-AL.
Diretores do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, mocambo alagoano dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil, foram os responsáveis em repassar as informações sobre a história, missão e principais ações desenvolvidas pelos APNs. Estiveram presentes: o militante e arte-educador Helcias Pereira; a jornalista Valdice Gomes; e a educadora e sindicalista Madalena Silva.
A atividade foi bem produtiva e desencadeou a implantação de mais um núcleo dos APNs no Estado de Alagoas. Foi oficialmente criado o MOCAMBO ESPERANÇA formado por quatro jovens e uma adulta, que desde já, garantiu a parceria com o CEASB para subsidiar a discussão sobre Racismo Ambiental.
Agora existem dois mocambos no Estado, mas as articulações continuarão! Pretende-se estimular outras criações, a exemplo de um núcleo no município de União dos Palmares (zona da mata) e com representantes quilombolas da Comunidade Poços do Lunga em Taquarana (agreste).