Inicial > Anajô, APN's, Cojira-AL > Valdice Gomes recebe Troféu Guerreiro Quilombola

Valdice Gomes recebe Troféu Guerreiro Quilombola

No dia 31 de março aconteceu a 2ª edição do Festival de Palavras Pretas no Teatro Abelardo Lopes que fica na Galeria Arte Center no bairro da Pajuçara em Maceió. Foi promovido pelo projeto Raízes de África coordenado pela professora e publicitária Arísia Barros.

Na programação ocorreu a entrega do troféu “Honra ao Mérito Guerreiro Quilombola 2010”, uma iniciativa da Comunidade Remanescente Quilombola de Pau D’Arco, município de Arapiraca/AL e o Projeto Raízes de Áfricas para homenagear personalidades alagoanas e parceiros. O troféu foi esculpido pelo professor quilombola Ivan Jorge da Silva, em madeira pinus, e para a comunidade negra é um rito de passagem.

Cerca de 20 pessoas foram agraciadas, dentre elas a jornalista Valdice Gomes. Ela é reconhecida na categoria por sua integridade, profissionalismo, simplicidade e grande parceira que atualmente é Presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), ajudou a fundar a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (COJIRA-AL) e ainda participa da articulação nacional unindo-se a outros representantes sindicais que atuam nesses coletivos; também faz parte do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô que é vinculado aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), e recentemente, foi empossada como Conselheira do CNPIR-Seppir em Brasília.

No evento foram lidos vários poemas de autores consagrados e anônimos, inclusive produzidos por negros, sobre diversos assuntos e também que retratavam a cultura afro-brasileira e a beleza negra. 

Foto/Cortesia: Josian Paulino

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: