APNs completa 28 anos de atuação
Por: Helciane Angélica – Jornalista e Coordenadora Estadual dos APNs/AL
Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) completaram 28 anos de atuação no dia 14 de março. A entidade do movimento negro é uma referência nacional e encontra-se presente nas cinco regiões do país “continental” com mocambos espalhados em doze estados da federação.
Em Alagoas, por enquanto existem dois mocambos: a organização não-governamental Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (MOCAMBO ANAJÔ) e o Mocambo Esperança com jovens da comunidade Sítio São Jorge – ambos estão localizados na capital Maceió. Também já foi iniciada a articulação com pessoas de outros municípios como Taquarana (agreste) e União dos Palmares (zona da mata), inclusive, com remanescentes quilombolas.
Atualmente, os APNs é representado em vários conselhos municipais e estaduais que discutem o desenvolvimento de políticas públicas nos mais diversos setores, além disso, por dois mandatos está participando do CNPIR – conselho deliberativo das ações a serem executadas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).