Inicial > APN's, História, Igualdade Racial, Movimento negro > APNs completa 28 anos de atuação

APNs completa 28 anos de atuação

Por: Helciane Angélica – Jornalista e Coordenadora Estadual dos APNs/AL

 

Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) completaram 28 anos de atuação no dia 14 de março. A entidade do movimento negro é uma referência nacional e encontra-se presente nas cinco regiões do país “continental” com mocambos espalhados em doze estados da federação.

Em Alagoas, por enquanto existem dois mocambos: a organização não-governamental Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (MOCAMBO ANAJÔ) e o Mocambo Esperança com jovens da comunidade Sítio São Jorge  – ambos estão localizados na capital Maceió. Também já foi iniciada a articulação com pessoas de outros municípios como Taquarana (agreste) e União dos Palmares (zona da mata), inclusive, com remanescentes quilombolas.

Atualmente, os APNs é representado em vários conselhos municipais e estaduais que discutem o desenvolvimento de  políticas públicas nos mais diversos setores, além disso, por dois mandatos está participando do CNPIR – conselho deliberativo das ações a serem executadas pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Tem como missão: “Ser uma entidade do movimento negro que anuncia e denuncia qualquer forma de racismo e preconceito. Por meio da organização, fé e luta, os agentes propõem ao Estado brasileiro políticas públicas e  ações afirmativas que garantam à população negra o acesso aos direitos e à cidadania”.
Os membros do Mocambo Anajô só tem a agradecer pela contribuição sócio-política dos APNs e pelo seu comprometimento na luta contra o racismo, intolerância religiosa e por igualdade entre os gêneros. Temos orgulho de fazer parte desta família e de estarmos aprendendo mais a cada dia. Axé!!!
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: