Inicial > APN's, Movimento negro > Nota de pesar pelo falecimento de Abdias do Nascimento

Nota de pesar pelo falecimento de Abdias do Nascimento

Ao manifestar seu pesar pela morte de Abdias do Nascimento poeta, artística plástico, jornalista, ator, diretor teatral, ex-senador da República e principal ícone vivo do Movimento Negro brasileiro,, ocorrida na manhã desta terça-feira, 24,no Rio de Janeiro, os Agentes de Pastoral Negros do Brasil-APNs eleva a Deus uma prece em favor deste grande líder da luta contra o racismo e um dos maiores expoentes da política de ações afirmativas no Brasil e no Exterior chamado agora a participar da glória da Ressurreição. Depois de voltar do exílio, em 1.978, entrou na vida política, onde se elegeu deputado Federal de 1.983 a 1.987, e senador da República, de 1.997 a 1999, pelo PDT.

Foi um dos incentivadores da criação do Movimento Negro Unificado, em 1.978. É Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília e autor de vários livros, entre os quais “Sortilégio”, “Dramas para Negros e Prólogo para Brancos” e “O Negro Revoltado”.

Foi professor Benemérito da Universidade do Estado de Nova York e Doutor Honoris Causa também pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Neste momento de tristeza e de dor, mas também de esperança, fazemos chegar nossa solidariedade à Elisa Larkin, sua esposa e aos filhos e familiares bem como aos membros do PDT Afro, que pranteiam sua morte.

Anime-nos a todos a palavra do Evangelho: “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, fica só. Mas, se morre, produz muito fruto” (Jo 12,24).

São Paulo, 24 de maio de 2011

Nuno Coelho
Coordenador Nacional dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil – APNs
 
 
Fonte: http://apnsbrasil.org/
Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: