Inicial > APN's, Movimento negro > Agentes de Pastoral Negros promovem curso nacional para formação de novos membros

Agentes de Pastoral Negros promovem curso nacional para formação de novos membros

1ª Escola Nacional de Formação APN 1ª Escola Nacional de Formação APN

No último domingo, 17 de julho, os Agentes de Pastoral Negros, APNs, receberam pessoas de diversas regiões do Brasil para 1ª Escola de Formação do Grupo para preparar novas lideranças na entidade. A aula inaugural “Globalização e as Questões Etnicorraciais” realizada na segunda-feira, 18, no Auditório do Conselho da Comunidade Negra, na rua Antônio de Godoy, 112, teve como conferencista Edna Roland e contou com a presença de Antônio Carlos Arruda, Coordenador Estadual de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena. Ontem, dia 20, o grupo visitou a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania e conheceu a secretaria Eloísa de Souza Arruda.

A criação da escola pretende formar novos líderes dentro do espírito e dos objetivos dos APNs, seguindo a linha de pensamento e ação que norteiam a entidade. Segundo os coordenadores, a primeira turma possui 20 alunos vindos dos estados Alagoas, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e das cidades Campinas e Rio Claro, em São Paulo.

Os estudantes participarão de cursos e encontros para aprofundamento e atualização, palestras seminários, leituras coletivas do material recebido, trabalho em grupo e produção de texto, em dois módulos de 40h mais 40h não presenciais, com direito a certificado de participação.

Também foram ministradas as aulas “História dos APNs o Brasil”, pela professora Jacinta Maria, da APN Maranhão,“O Movimento Negro e o Estado”, pelo professor Ivair Santos, da UNB, “Negro, Política e Poder”, por Carlos Aves Moura, duas vezes presidentes da Fundação Cultural Palmares do Minc, e “Racismo no Brasil” por Helcias Pereira, coordenador Nacional de Formação, de Alagoas.

Nos próximos dias, os participantes farão visitas guiadas ao Centro de Referência em San do Butantã, Museu Afro Brasil e Centro Cultural Africano. A última aula será Política de Segurança Alimentar no Brasil, com a professora e mestra Ana Lucia Pereira, da APN São Paulo. No sábado, 23, haverá a avaliação geral e encaminhamentos da escola. E para finalizar o curso haverá o Mushaka (momento místico) de encerramento e confraternização.

Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil e a Coordenação de Formação dos APNs realizaram a 1ª Escola Nacional de Formação com apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a População Negra e Indígena da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra da Prefeitura de São Paulo, do Conselho da Comunidade Negra do Estado e da Fundação Cultural Palmares do Minc.

Fabiana Campos
Assessora de Imprensa
Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
Governo do Estado de São Paulo
Tel: (11) 3291-2612

 

Fonte: http://www.justica.sp.gov.br/novo_site/Noticia.asp?Noticia=4614

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: