Anajô/APNs participa do projeto “IZP no Mês da Consciência Negra”

Da esquerda para direita: Helcias Pereira, Marcos Guimarães (apresentador do Programa), Valdice Gomes, Zezito Araújo e Vanda Menezes
Texto e fotos (dispositivo móvel): Helciane Angélica – Jornalista
O Instituto Zumbi dos Palmares (IZP) realizará de 14 a 18 de novembro, a série de programas especiais “IZP no Mês da Consciência Negra”, sendo veiculado pela Educativa FM das 8 às 9 horas e pela Difusora de Alagoas das 13 às 14 horas.
No comando da apresentação estará o jornalista e radialista Marcos Guimarães, e a cada dia terá um tema específico: Educação, Movimentos Negros em Alagoas, Comunidades Quilombolas, Religiões de Matriz Africana e Comunicação e Cultura.
E na última quinta-feira (10.11) ocorreu a gravação do programa que irá ao ar no feriado (15 de novembro). Na pauta, o Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes que acontecerá em Salvador (BA), entre os dias 16 e 19 deste mês.
Na gravação, esteve presente parte da comissão que representará Alagoas no encontro: Helcias Pereira, diretor do Anajô e Coordenador Nacional de Formação dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs); Valdice Gomes, integrante do Anajô/APNs e representante da Comissão Nacional de Jornalistas Pela Igualdade Racial (Conajira); Vanda Menezes, Psicóloga e Ex-Secretária Estadual da Mulher; e Zezito Araújo, Historiador e Ex-Secretário Estadual da Sedem (Secretaria de Defesa e Proteção das Minorias) – os dois primeiros integrantes do Conselho Nacional de Políticas para Igualdade Racial (CNPIR/Seppir) e outros como personalidades convidadas.
Para Helcias Pereira, o Encontro Ibero Americano é fruto da luta de várias gerações do movimento negro e a troca de experiências com pessoas de várias partes do Brasil e do exterior, só contribuirá para o fortalecimento das estratégias de ação. E Valdice Gomes, destacou que os principais temas a serem abordados serão: avaliação sobre a Conferência de Durban, Fundo Racial Iberoamericano, além da discussão de experiências exitosas nos mais variados setores no combate do racismo e outros formas de discriminação.
Não perca! Ouça o programa nesta terça-feira (15.11.11), na Rádio Educativa 107,7FM das 8 às 9 horas e pela Difusora de Alagoas 960AM das 13 às 14 horas.
-
13 de novembro de 2011 às 21:39Anajô/APNs participa do projeto “IZP no Mês da Consciência Negra” | Africas