Início > APN's, Movimento negro, Notícias e política > Carta Mensal – APNs

Carta Mensal – APNs

Conscientização, Organização, Fé e Luta

01 de Março de 2012

Companheiras (os) de Fé e Luta,

Axé!

Entre os dias 28 e 30 de abril próximo realiza-se a XV Assembléia Geral dos APNs. Momento importante para a vida estruturante e política da Entidade no Brasil, mas também de fraternidade, formação, informações e decisões importantes para a nossa caminhada. É sempre um tempo de alegria e esperança! Segundo o artigo 7ª do Estatuto Social dos APNs, a Assembléia Geral – AG –, é o órgão supremo da entidade, ela é a expressão e a realização maiores do afeto colegial, da comunhão e co-responsabilidade dos membros filiados, mas também simpatizantes. Reúnem-se, ordinariamente, uma vez por ano e, extraordinariamente, quando para fim determinado e urgente, sua convocação for requerida (cf. art. 9º Estatuto Social dos APNs). Como expressão de unidade e troca de experiência, essas Assembléias são itinerantes, tendo cada ano sua sede em um estado brasileiro. Esse ano ela se realizará em Vitória no Espírito Santo. Sob a proteção da Mãe de Olorum, ali cultuada como Nossa Senhora da Penha e sob o olhar de nossos ancestrais e mártires do então quilombo de Queimados, estarão as lideranças dos 13 Estados membros, mais de uma centena de Mocambos, na busca de ouvir o clamor do nosso povo, no exercício da nossa missão de lideranças negras, para que seja sempre mais garantida o exercício para as efetivas conquistas sociais e a propositura de ações afirmativas em beneficio do nosso povo negro. A AG trata de assuntos políticos de ordem social e de ordem temporal, e dos problemas emergentes da vida das pessoas e da sociedade, na perspectiva de apontar soluções eficazes para que o Estado Brasileiro possa garantir a implementação de uma agenda afirmativa para o País.

Na próxima Assembléia teremos dois temas centrais. O primeiro é a questão do direito e do acesso à terra do povo negro e quilombola, e o segundo é a questão da juventude negra como extensão ainda das ações e das reflexões sobre os jovens negros no Brasil. Porém, nossa pauta prioritária nessa 15º Assembléia será as eleições da nova Direção Nacional dos APNs e dos coordenadores das Comissões Permanentes. De acordo com o novo Estatuto Social aprovado em São Luiz em 2010 a Coordenação Nacional dos APNs passará a ter mandato de três anos permanecendo no cargo por no máximo dois mandatos consecutivos.

Embora saibamos das inúmeras dificuldades para que cada Quilombo Estadual ou Mocambo se faça representar por seus membros filiados, devido os cultos de viagens, etc, todo e qualquer investimento é recompensado seja a curto, médio ou longo prazo, bastando analisar as inúmeras conquistas que o povo negro alcançou nos últimos anos, com nosso apoio e participação a partir desses encontros de diálogos, debates e reflexões. Política de Cotas, Estatuto da Igualdade Racial, constituição da SEPPIR, Fundação Cultural Palmares, Agenda Quilombola, Lei 10.639, Lei Caó, a constituição de vários heróis nacionais como Zumbi e João Cândido, o despertar de novos políticos, artistas e intelectuais negros. Apesar de ainda termos muito por fazer e sabermos que o Brasil continua um país racista e preconceituoso.

Por tanto lanço aqui um apelo, para que nossas lideranças APNs se mobilizem, se articulem, motivem seus Mocambos e Quilombos a se fazerem presentes na 15ª Assembléia Geral. O momento é de fortalecer nossas ações, eleger com responsabilidade e compromisso uma boa direção nacional, com plenas condições política, humana e pessoal de levar avante o nosso projeto político construído democraticamente em nosso Congresso Nacional.

Ao aproximar as comemorações dos 30 Anos da fundação de nossa entidade, devemos lançar nossos olhos na linha do tempo e com orgulho perceber que muitos de nós fizemos e continuaremos a fazer história na caminhada dos APNs.

Confiamos ao Deus da vida, os bons resultados dos trabalhos da nossa 15º Assembléia Geral, bem como cada um dos que chegarão à Vitória para juntos em clima de fraternidade e amizade darmos mais um passo na luta pela igualdade racial e no combate a todas as formas de discriminação e “… construirmos o quilombo dos sonhos do povo, com a força dos ancestrais um mundo novo…”.

Um abraço e até Vitória!

Nuno Coelho

Coordenador Nacional

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: