Início > Anajô, APN's, Cojira-AL, Entretenimento, Movimento negro, Notícias e política > Integrantes dos APNs são homenageadas em Alagoas

Integrantes dos APNs são homenageadas em Alagoas

A jornalista Valdice Gomes e a médica ginecologista/vereadora Fátima Santiago

Na noite dessa quarta-feira (28.03.12) no imponente Teatro Deodoro em Maceió, ocorreu a entrega do prêmio Selma Bandeira. A atividade foi uma realização da empresa Eventur’s em parceria com a Prefeitura de Maceió, Instituto Zumbi dos Palmares, Sesi e Sebrae.

No mês onde se comemora o Dia Internacional da Mulher (08 de março), foram homenageadas 25 mulheres que contribuem para o desenvolvimento econômico, político e social em prol da igualdade de direitos na sociedade, dentre elas: a médica e ginecologista Fátima Santiago e a jornalista Valdice Gomes, que fazem parte da família dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Para a jornalista e Coordenadora dos APNs-Alagoas, Helciane Angélica, trata-se de uma homenagem justa porque são mulheres que se destacam em suas profissões e são comprometidas com as questões étnicorraciais. “Fiquei muito feliz em prestigiar esse momento, ainda mais, sabendo que nesse universo de mulheres brilhantes que foram selecionadas tiveram duas pessoas que fazem parte dos APNs e contribuem a sua maneira para a igualdade racial em diferentes setores. São duas mulheres encantadoras que a cada dia demonstram seu esforço e competência nos espaços de poder, e merecem o nosso aplauso e incentivo sempre“, destacou.

A premiação recebe o nome de uma mulher forte, Selma Bandeira, que foi médica e deputada estadual na década de 80, atuou pelo fim da violência e na defesa dos direitos humanos. Sua coragem e ousadia fizeram dela um marco e um diferencial pelas causas femininas.

Confira abaixo um resumo sobre a trajetória das nossas malungas homenageadas e outras fotos no blog da Baixinha Helci.

FÁTIMA SANTIAGO

Nasceu em Cabo Verde, país localizado no continente africano, mora no Brasil desde 1975 e foi naturalizada em 1988. É Médica especialista em Ginecologia e Obstetrícia há 28 anos, pós-graduada em Medicina do Trabalho, além de ter formação em Vídeo-histeroscopia e Diagnóstico Cirúrgico. Há 30 anos, ela desenvolve o trabalho de prevenção do câncer de colo uterino e câncer de mama nas comunidades carentes do Estado. E na área política, é vereadora por Maceió pelo Partido Progressista (PP), encontra-se no terceiro mandato, ocupa a função de 2ª Vice-Presidente na Mesa Diretora da Câmara Municipal e é a única parlamentar negra. Oficializou a sua filiação aos APNs em julho de 2011, na cidade de São Paulo (SP), durante a 1ª etapa da Escola Nacional de Formação.

 

VALDICE GOMES

É natural de Maceió -Alagoas e iniciou no jornalismo em 1979, exerceu as funções de: revisora, repórter da editoria de geral, pauteira e chefe de reportagem; além de atuar na área da assessoria de imprensa, onde prestou serviços à Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, ao Fundo de Microcrédito do Governo do Estado (Funcred) e na Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Atualmente, encontra-se no segundo mandato no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Alagoas (Sindjornal), representa a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Racial (Conajira/Fenaj) no Conselho Nacional de Políticas pela Igualdade Racial (CNPIR/Seppir) e faz parte da Diretoria do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô, entidade vinculada aos APNs em Alagoas.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: