Início > APN's, Igualdade Racial, Movimento negro, Notícias e política > 15ª Assembleia Geral dos APNs acontece no Espírito Santo

15ª Assembleia Geral dos APNs acontece no Espírito Santo

Os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) terão uma ampla programação sócio-política e cultural, no período de 28 a 30 de abril em Vitória (ES).

Na sexta-feira (27), às 19h30 terá o Lançamento dos 30 Anos dos APNs na Assembleia Legislativa do Espírito Santo. No dia 28, das 8h30 às 17h, o seminário “Razões, Desafios e Expectativas para os 30 anos dos APNs”; nos dias 29 a 30, a 15ª Assembleia Geral da entidade nacional do Movimento Negro presente em 12 estados e no Distrito Federal, onde será aprofundada a discussão sobre: “Negritude e a questão da terra” e “Juventude: questões transversais que levam ao extermínio”; e ainda elegerá a nova Coordenação Nacional (Gestão 2012-2015).

O Estado de Alagoas também estará presente! No dia 24 de março, ocorreu a Assembleia Estadual dos APNs-Alagoas e foram eleitos os representantes da Delegação Alagoana: Helcias Pereira (delegado nato por ser da Direção Nacional), Allex Sander Porfírio, Helciane Angélica, Valdice Gomes, Maria Madalena da Silva, Heloisa Lima (suplente) – todos membros do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; além de uma vaga para o Mocambo Esperança e Judivan Lopes (observador).

Dentre as propostas aprovadas em Alagoas, a serem apresentadas na Assembleia, estão:

1. Defender a criação das Comissões Especiais de Inquérito (CEIs) a serem estimuladas nas Câmaras de Vereadores nos municípios brasileiros, para avaliar o mapa da violência e o extermínio na juventude negra;

2. Participar do Movimento Nacional de mobilização com as famílias que tiveram filhos vitimados pela violência; (Trabalhar os dados atuais sobre o extermínio da Juventude Negra).

3. Incluir a discussão sobre o tema: FEMICÍDIO na Comissão Nacional da Relação de Gênero;

4. Ampliar o debate sobre as questões GLBT na Comissão Nacional da Relação de Gênero;

5. Discutir e cobrar políticas de inserção e acessão da juventude negra na educação, perpassando a questão cultural para a formação sócio-econômica, inclusive, nas comunidades tradicionais indígenas e quilombolas;

6. Discutir políticas e programas de acesso e permanência à terra e reconhecimento e titulações junto as CRQs;

  1. 13 de maio de 2012 às 5:10

    No encontro deste ano, os mais de 300 delegados/convidados vão discutir “APNs: olhando a história e projetando o futuro”, que é o tema central. A Comissão que preparou este tema foi coordenada por João Pio, coordenador nacional de formação, na atual gestão. Entre os temas chamados prioritários destaque para “O Projeto Político dos APNs”, que vai nortear todas as ações da entidade para os próximos dez anos.

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: