Início > APN's, Informes, Movimento negro, Serra da Barriga > CARTA ABERTA SOBRE A SERRA DA BARRIGA/AL

CARTA ABERTA SOBRE A SERRA DA BARRIGA/AL

Nós, integrantes da Associação Cultural Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) reunidos na 15ª Assembleia Geral e Eletiva nos dias 29 e 30 de abril de 2012 – com representações dos estados de AL, BA, ES, GO, MA, MG, RJ, RS e SP – discutiram sobre os temas centrais: “Negritude e a questão da terra” e “Juventude – questões transversais que levam ao extermínio“, vem a público externar a preocupação com a situação da Serra da Barriga localizada no município de União dos Palmares (AL).

No dia 25 de abril do corrente ano, ocorreu mais um incêndio no Monumento Nacional, que teve início pela manhã e controlado apenas no final da tarde. Segundo divulgação dos principais veículos de comunicação do Estado de Alagoas, estima-se que cerca de 40 hectares de vegetação nativa e várias espécies da fauna foram consumidas pelas chamas, e o laudo técnico ainda será apresentado pelo Corpo de Bombeiros.

Infelizmente, os incêndios são frequentes na Serra da Barriga devido à “prática cultural” dos moradores da área tombada e circunvizinhança para o preparo da terra. O que nos deixa indignados e indignadas é a falta de estrutura para combater e prevenir os incêndios, que também ameaçam o Parque Memorial Quilombo dos Palmares – o primeiro complexo afro-arquitetônico das Américas.

• Considerando a importância histórico-cultural da Serra da Barriga, inscrita no Livro de Tombamento Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico, Nacional (IPHAN) em 1986;
  • Considerando o drama dos agentes florestais e o Corpo de Bombeiros para conter as chamas, devido ao uso de equipamentos deficientes e as dificuldades de acesso até o platô da Serra para a efetividade do trabalho, eles precisam contar com a sensibilização e o apoio de carros pipas;
  • Considerando a necessidade de ter um investimento maior na conscientização étnico-ambiental junto aos moradores e visitantes;

Os APNs do Brasil apontam para que o Governo Federal, através da Fundação Cultural Palmares vinculado ao Ministério da Cultura, faça um pronunciamento oficial em resposta à sociedade sobre as medidas que serão adotadas para a investigação dos culpados e na prevenção de outros casos de incêndio. Também propomos que seja criada uma Comissão Especial composta por representantes da sociedade civil e gestores para gerenciar as demandas da Serra da Barriga do Parque Memorial Quilombo dos Palmares.

Axé!

Vitória-ES, 30 de abril de 2012.

1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.