Início > Anajô, APN's, Igualdade Racial, Movimento negro, Notícias e política > APNs se destacam em sessão afro na Câmara de Maceió

APNs se destacam em sessão afro na Câmara de Maceió

Malungos dos APNs com vereadoras

Por: Helciane Angélica – Coordenadora de Comunicação e Mobilização/APNs

 

Nessa sexta-feira (25 de maio) – Dia da África ou Dia da Libertação Africana – foi ainda mais especial na capital alagoana. Aconteceu a sessão solene de outorga das comendas Dandara e Zumbi dos Palmares, na Câmara Municipal de Maceió, proposta pelas vereadoras Fátima Santiago (PP), Silvânia Barbosa (PPS) e Tereza Nelma (PSDB).

Foram homenageadas 17 personalidades que defendem as questões étnicorraciais e a entidade nacional do movimento negro, os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs). E a entidade ainda teve cinco integrantes do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô (Mocambo Anajô) entre os homenageados, foram eles: Allex Sander Porfírio de Souza (Professor e Economista), Helciane Angélica Santos Pereira (Jornalista), Helcias Roberto Paulino Pereira (Arte-Educador), Severino Claudio de Figueiredo Leite (Professor de Educação Física e Mestre de Capoeira) e Valdice Gomes da Silva (Jornalista).

A solenidade foi marcada por discursos políticos, leitura dos currículos dos novos comendadores e comendadeiras sobre a formação pessoal e sobre os feitos sócio-cultural e políticos em prol da igualdade racial nos mais diversos setores. Também teve decoração afro de Dona Filó Decoração e Eventos; e a apresentação artística de Igbonan Rocha acompanhado pelos músicos China e Altair Roque, que interpretaram grandes clássicos da música afro.

O Coordenador Geral do APNs, Nuno Coelho, foi até Maceió receber pessoalmente a homenagem em nome de todos os malungos e malungas dos 12 Estados que a entidade encontra-se presente. Na ocasião, utilizou a tribuna para agradecer publicamente a homenagem e destacar a importância histórica do Estado de Alagoas onde se desenvolveu o Quilombo dos Palmares e a necessidade da população se apropriar mais das heranças dos guerreiros e guerreiras quilombolas e investir mais no pertencimento étnico-cultural. Também lembro que os APNs celebrará em 2013, os 30 anos de existência nas cidades alagoanas de Maceió e União dos Palmares.

No encerramento todos os APNs presentes no plenário, inclusive, os que foram prestigiar se reuniram para tirar a foto oficial do evento com as vereadoras.

Fonte: www.apnsbrasil.org

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: