Início > Anajô, APN's, Eventos, Igualdade Racial, Movimento negro, Notícias e política > Vereadoras entregam comendas afros nessa sexta-feira

Vereadoras entregam comendas afros nessa sexta-feira

convite-geral

Nessa sexta-feira (07.12) a partir das 9h, no Plenário da Câmara Municipal de Maceió, terá a entrega das comendas Dandara e Zumbi dos Palmares. A sessão solene foi proposta pelas vereadoras Fátima Santiago (PP), Heloisa Helena (Psol) e Tereza Nelma (PSDB).

A comenda Dandara – Decreto Legislativo nº 454, de 17 de novembro de 2009 – deve ser concedida a instituições públicas e privadas, nacionais e locais, assim como a personalidades, inclusive in memorian, em reconhecimento à sua significativa contribuição nas ações relativas a luta pela Diversidade Étnicorracial no âmbito do município de Maceió.

Já a Comenda Zumbi dos Palmares – Resolução nº492, de 9 de agosto de 1998 – deve ser outorgada a personalidade, entidades e instituições que tenham se destacado na luta pelo fim da descriminação cultural, racial e de cor sofrida pelos negros.

Para a médica e vereadora Fátima Santiago, mesmo as comendas sendo entregues fora do mês da consciência negra não perde o seu brilho. “Essa é mais uma importante sessão solene que homenageará personalidades e instituições que lutam cotidianamente contra o racismo, intolerância religiosa e outros preconceitos. Possuem o nosso reconhecimento porque eles não medem esforços para reivindicar políticas de igualdade racial e ainda contribuem para a formação étnica-social e cultural, principalmente, com crianças e adolescentes da periferia de Maceió”, destacou a parlamentar que homenageará cinco agraciados.

Homenageados

As honrarias foram aprovadas, por unanimidade, e serão concedidas para: Ana Paula da Silva Nascimento (Paulinha) – Professora e integrante do Centro de Cultura e Cidadania Malungos do Ilê; Clébio Correia de Araújo – Historiador e Vice-Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Clemente Soares Silva (Tininho) – Coreógrafo e Professor de Dança-afro primitiva; Filomena Felix Costa (Filó) – Produtora Cultural e Presidenta do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô; Josélia Barros Monteiro (Jô) – Pedagoga e Vice Coordenadora Geral do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Geraldo José da Silva (Mestre Geraldo) – Professor e Coordenador do Grupo Folclórico Axé Zumbi; Maria Aparecida Batista de Oliveira – Filósofa e ativista do Movimento de Mulheres; e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro, que é a única entidade em Alagoas, vinculada a uma igreja evangélica, que realiza a reflexão sobre o negro na Bíblia.

SERVIÇO

Entrega das comendas Dandara e Zumbi dos Palmares

Quando: 07 de dezembro de 2012 (sexta-feira)

Hora: 9h

Local: Plenário da Câmara Municipal de Maceió – Praça Marechal Deodoro, 376, Centro. Maceió-AL

Aberto ao público!

Contatos: (82) 8831.3231 / 9984.2063

 

Fonte: Ascom Vereadora Fátima Santiago

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: