CONEPIR e a Frente Alagoana

Por: Helciane Angélica – Jornalista e integrante do Anajô

ÍndiceEssa semana, será decisiva no Estado de Alagoas!

O governador de Alagoas, Teotonio Vilela Filho, encaminhou para apreciação da Assembleia Legislativa do Estado o projeto de lei que dispõe sobre a criação, composição, e competências do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Conepir).

A expectativa é que ainda nessa semana seja lido em caráter de urgência e aprovado pelos parlamentares, sem dúvidas, representará mais uma grande vitória para o povo afro-ameríndio alagoano.

Será um órgão colegiado paritário, de caráter deliberativo e integrante da estrutura básica da Secretaria da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos – composto por 22 membros titulares e respectivos suplentes. Tem como finalidade propor, em âmbito estadual, políticas de promoção da igualdade racial com ênfase na população negra, das comunidades quilombolas, comunidades indígenas, das religiões de matriz africana e outros segmentos étnicos.

A criação do Conepir representa um grande avanço no Estado de Alagoas, para garantir a igualdade racial nos aspectos econômico e financeiro, educacional, histórico-cultural, social e político; além do combate do racismo institucional e a prática da intolerância religiosa. E também acredita-se que pode contribuir para o fortalecimento do movimento negro alagoano.

Frente Alagoana

Outro ponto importante que estar acontecendo, é a articulação da Frente Alagoana de Apoio a Promoção da Igualdade Racial e Defesa da Juventude Negra. E amanhã (12.12) às 15h, na sede da escola de samba Unidos do Poço, terá uma reunião para discutir a composição, objetivos e agenda política. Todo cidadão e cidadã que luta pela igualdade racial pode participar da articulação. Contatos: (82) 9600-9941 / 8868-4838 / 8878-8088 / 8854-7758.

E nós do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APNs estamos acompanhando e participando das principais atividades desse momento importante.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: