Início > APN's > Carta Mensal – fevereiro de 2013

Carta Mensal – fevereiro de 2013

13 de fevereiro de 2013 Deixe um comentário Go to comments

APNs-30anos

AGENTES DE PASTORAL NEGROS DO BRASIL

Conscientização, Organização, Fé e Luta

 

CARTA MENSAL

 

São Paulo, 05 de Fevereiro de 2013

 

 

Queridos companheiros e companheiras, de fé e luta unida na mesma expectativa de um mundo mais justo, humano e igual para todas as raças.

Este mês estou imensamente feliz com a abertura dos nossos trabalhos inaugurado com uma belíssima oficina onde foram capacitado 13 lideranças jovens para compor nos diversos estados os Núcleos de Articulação Territorial e os Comitês Gestores do Plano de Prevenção à Violência Contra a Juventude Negra.

Por outro lado refletimos também sobre ás expectativas e possibilidades que a nossa juventude abarcará enquanto lideres na agenda da própria entidade, uma vez, que eles são parte integrante do nosso projeto de poder e desenvolvimento social.

Precisamos de uma atuação e maior presença desta juventude na vida da nossa entidade, são pontos fundamentais para o crescimento dos APNs.

Entre outros temas trazidos por nossos convidados a companheira Aparecida de Campos (Tida) do Mocambo de Campinas nos trouxe naquele momento uma palavra muito forte na perspectiva da juventude que é “este sentimento de pertença, dentro do grupo de jovens, dentro dos APNs, refletindo a importância de estar inserido, de fazer parte e ter o poder de ser.

E que o compromisso enquanto jovens APNs tem que estar introjetado dentro de cada um e cada uma de maneira que os outros jovens possam perceber  a importância de ser um jovem APNs a partir de vocês que serão este referencial para ele(a)s. Vocês estão protagonizando uma nova história da juventude APNs”.

O caminho esta pavimentado agora sigamos juntos e confiantes.

 

Malungos e Malungas,

 

A correria do dia a dia não nos dá tempo para contemplar o que fazemos e acabamos por esquecer…

No próximo mês de março nossa entidade chega a maturidade dos anos ao celebrar três décadas de existência. Momento forte de emoção e reflexão sobre a nossa histórica caminhada.

Esse momento não pode passar despercebido em nossos Quilombos/Mocambos e entidades vinculadas. Temos que estender a toalha trazer nossos pratos e tambores e celebrar com alegria. Conclamo há que cada um possa preparar um momento, uma festa, uma roda, uma celebração, uma Kizomba para marcar de forma significativa esses 30 Anos de Organização; Conscientização; Fé e Luta. Pois temos muito pra cantar, chorar, partilhar e agradecer.

Os APNs foi um clamor da terra, um clamor do céu, um clamor da gente, um clamor da memória comovente. Despertando a história do Brasil. Podem não gostar das nossas ações e reflexões, mas ninguém pode desqualificar nossas afirmações e o papel que os APNs tiveram na redemocratização e na construção da promoção da igualdade racial neste país de todos.

Os APNs não é um movimento de Igreja a serviço da Igreja. Não busca aumentar o número de negros para as Igrejas; não tem como seu primeiro objetivo a defesa e promoção do cristianismo, mas coloca a mística a serviço do povo, dos pobre, como um fermento (Lc. 13, 20-21).

Os APNs busca viver a espiritualidade da energia que brota da força e da vitalidade de cada ser, da natureza de cada um e da experiência de fé e vida dos que a congregam livremente. Somos como árvore, onde os pássaros podem encontrar seu abrigo, fazer seus ninhos: mas as aves não pertencem à árvore!

Por isso e por muito mais temos que celebrar com cantos e atabaques a nossa história.

Nossa caminhada já começou estamos prestes a chegar na parada central de União dos Palmares, recarregar as energias e subir a Serra para lá no alto saudar nossos ancestrais, agradecer a Olorum por tudo e revigorados seguir nossa história por mais 30 Anos.

No axé e na esperança!

Nuno Coelho

Coordenador Nacional

Categorias:APN's
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: