Início > Anajô, Igualdade Racial, Movimento negro > PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, UMA POLÍTICA NECESSÁRIA.

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL, UMA POLÍTICA NECESSÁRIA.

mestre claudioPor: Claudio Figueiredo (Mestre Claudio)

Professor de Educação Física e Mestre de Capoeira

Integrante do Conselho Fiscal do Anajô

Representa o Anajô no Conepir, na condição de membro titular

 

 

Hoje (10.08.13) uma amiga me perguntou o que significava Promoção da Igualdade Racial, pensei um pouco e relatei um episódio:
Ontem pela manhã participei de um edital para eleição de um Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, onde se fizeram presentes, negros, quilombolas, índios, ciganos, religiosos de matriz africana e Capoeiristas.

Quando, na entrada do espaço onde se deu o evento, a militante do movimento negro, capoeirista, negra e uma das três únicas Professoras de Capoeira no estado de Alagoas, que por sinal foi votada e eleita a titular do segmento da Capoeira, foi barrada por estar usando uma saia que julgaram estar curta demais. Imaginem se as índias tivessem vindo com suas roupas típicas, seriam presas por atentado ao pudor. A questão não é essa, e sim, o fato de terem outras mulheres brancas, com saias do mesmo tamanho e ninguém as DISCRIMINOU.

Para explicar pra que serve esse Conselho, basta olhar em nossa volta e ver a desigualdade existente entre os povos, sem nenhuma qualidade de vida, sem água potável, sem casa de alvenaria, sem saúde, sem escolas, sem acesso a sua comunidade, sem nenhuma expectativa de vida e sem o que eu julgo ser o mais importante e indispensável, que é o conhecimento de seus direitos humanos, que devido a isso, a sua maioria se encontram abaixo da linha da pobreza.

Se fôssemos descrever tudo o que existe de desigualdade na nossa sociedade, levaria páginas e páginas denunciando a discriminação e os descasos contra esse povo.

Por fim, nesse momento me sinto muito feliz e com um grande peso nas costas ao ter sido eleito Conselheiro pelo Movimento negro, que com certeza cobrará minha atuação em prol da luta pela igualdade racial e social que teremos que enfrentar com a máxima urgência.

Graças a Deus, não estarei só, o Conselho é riquíssimo em diversidade e de pessoas que como eu, foram eleitos pela sua luta pelos nossos irmãos de cor e de outras etnias que como nós, sofrem pelo abandono e falta de políticas públicas afirmativas.

Obrigado ANAJÔ pela confiança depositada em mim, mas vamos trabalhar juntos em comunhão de ideias e ideais. Um abraço a todos e todas que fazem parte da minha história no Estado de Rede Socialista Alagoas.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: