Inicial > Sem categoria > 13 DE MAIO E A LEI DE DOIS ARTIGOS.

13 DE MAIO E A LEI DE DOIS ARTIGOS.

A Regente assinou a Lei… Sabe-se lá quais os subterfúgios, mas ela, a Princesa assinou! Claro, uma Lei com apenas dois Artigos, a saber: 1° – “Declaro extinta a escravidão no Brasil”, e 2°- “Revolgam-se as disposições em contrário”. Pronto, aberta a temporada para exploradores, inexcrupulosos, tendenciosos e puxa-sacos. E quem quiser, que celebre o nome da “redentora”.

Considerando as recorrentes pressões impostas pela Inglaterra, a qual já havia proibido em suas águas o tráfico de escravos desde 1807; que o Brasil assinou o primeiro acordo para acabar com o tráfico negreiro em 1826, e ainda a decisão do parlamento britânico de apreender todo e qualquer navio praticando tráfico de escravos, seria considerado ato de pirataria. Ou seja, ao longo dos quase quatrocentos anos de exploração não bastava apenas assinar uma Lei favorável a abolição sem qualquer artigo que determinasse o mínimo de condições dignas para os milhares de homens e mulheres que há muito construíram o país, literalmente com seu suor e sangue.

13 de maio para o povo negro brasileiro não é e jamais será motivo de comemoração! Na verdade é muito mais uma referência de reflexão e de continuidade na luta pela resistência, não apenas para superar as amarguras dos chicotes, grilhões e pelourinhos, mas sobretudo, para se contrapor aos algozes contemporâneos e continuar o legado dos guerreiros e guerreiras que nunca se dobraram a maldade dos exploradores gananciosos.

A luta por dignidade e justiça continua recorrente e extremamente necessária, os inimigos são os mesmos, mudaram apenas a roupa e a cor, são todos aqueles que continuam negando direitos de igualdade e oportunidade em todos os aspectos.

O povo negro continuará reunindo forças para enfrentar os inimigos, até um dia poder rasgar em seu peito o grito da vitória! Valeu Acotirene, Aqualtune, Ganga Zumba, Acaiúba, Acaiene, Toculo, Camuanga, Banga, Dandara e Andalaquituche. Valeu Zumbi!

 

✊🏾 Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô

Categorias:Sem categoria
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: