Projetos

As principais ações e projetos desenvolvidos pelo Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô são: 

 

  • XIRÊ DE MALUNGOS: trata-se de encontros especiais para momentos de integração e formação entre os membros do ANAJÔ e convidados.

 

  • CINE FÓRUM: foi iniciado em 2007 e consiste na exibição de documentários e curtas que abordem a temática afro, em seguida possui debate direcionado especialmente para educadores e estudantes. Contribui para a implementação e fortalecimento da Lei 10.639/03 – que obriga a implementação da História e Cultura Afro-brasileira no currículo escolar de todas às instituições de ensino.

 

  • TAMBOR FALANTECiclo de Debates: desenvolvido pelo ANAJÔ desde 2007 proporciona encontros periódicos entre lideranças dos segmentos afros, educadores e formadores de opinião para discutir temas diversos referentes ao povo afro-brasileiro, já foram discutidos a importância da Lei 10.639/03; questões raciais e de gênero; intolerância religiosa; Censo 2010 – Assuma a sua negritude. A atividade já teve edições realizadas em parceria com a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial em Alagoas (Cojira-AL) e a Pastoral da Negritude da Igreja Batista do Pinheiro.

 

  • PALMARES IN LOCO: projeto criado pelo ANAJÔ em 2007, busca executar visitas à Serra da Barriga em União dos Palmares, de cunho étnico-ecológico, onde são realizadas explanações históricas sobre o Quilombo dos Palmares e seus guerreiros; apresenta os espaços temáticos do Parque Memorial Quilombo dos Palmares – primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana das Américas; também são realizadas dinâmicas interativas e de relaxamento que contribuem para o entrosamento dos participantes; além de trilhas especiais supervisionadas pelos guardas florestais, e que proporcionam um contato mais intenso com os elementos da natureza. Já participaram das etapas: estudantes de escolas públicas, ativistas, pesquisadores, jornalistas, grupo de capoeira, religiosos de matrizes africanas – pessoas oriundas do Estado de Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Goiás e até do exterior (Portugal, Cabo Verde, Guiné Bissau e Inglaterra).

 

  • NOITE AFRO: evento realizado pelo ANAJÔ em parceria com a Dagô Produções, com o patrocínio da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC). Busca dar visibilidade às manifestações afroculturais durante a programação carnavalesca da capital alagoana, ao todo já foram promovidas três edições, nos anos: 2018, 2019 e 2020.

 

  • VAMOS SUBIR A SERRA: projeto promovido pelo ANAJÔ em parceria com a RP Eventos e Núcleo Zero sempre no mês da Consciência Negra com uma ampla programação sociocultural dividida entre a orla da Pajuçara (Maceió) e na Serra da Barriga (União dos Palmares). Tem como lema: “VAMOS SUBIR A SERRA por dignidade, respeito e reconhecimento do povo negro!“. O evento congrega vários parceiros e patrocinadores (instituições públicas e privadas), distribuídos nas mais diversas ações, como: seminário; exposições; homenagens; desfile afro; feira com empreendedores afros e quilombolas; feira gastronômica; espaço erê; encontro de saberes; projeção mapeada; e apresentações culturais. Já foram promovidas três edições: 2017, 2018 e 2019. A quarta edição encontra-se em processo de discussão e captação de recursos, e está prevista para ocorrer no período de 12 a 17 de novembro de 2020.

 

  • GINGA  CAPOEIRA: O projeto é coordenado Mestre Claudio. Em 2020,  vai dobrar o número de escolas beneficiadas com as oficinas de capoeira, de oito escolas com 400 alunos,  em 2020 serão 800 estudantes de 16 unidades de ensino com acesso às atividades.
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: