Quem somos?
O Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô é uma organização não-governamental fundada em dezembro de 2005, vinculada aos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs), instituição nacional do Movimento Negro que encontra-se presente em 14 estados brasileiros.
O Anajô é composto por educadores, artistas, jornalistas, produtores culturais, sindicalistas e estudantes. Busca contribuir de forma efetiva em atividades de formação e na conscientização sobre a importância histórica e cultural do Quilombo dos Palmares e da Serra da Barriga (Patrimônio do Mercosul); pertencimento étnico; valorização dos povos tradicionais; igualdade de gênero; além do combate ao racismo e preconceitos correlatos.
A instituição reivindica a promoção de políticas públicas e a implementação de ações socioculturais, por meio da participação em reuniões do Movimento Social Negro e audiências públicas, além de possuir representação em coletivos de Controle Social.
Atualmente, o Anajô participa: Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial em Alagoas (Conepir-AL); Conselho Estadual dos Direitos da Mulher de Alagoas (CEDIM-AL); Conselho Estadual de Saúde de Alagoas(CES-AL); Comitê Técnico Estadual de Saúde Integral da População Negra; e recentemente, entrou no Conselho Municipal de Políticas Culturais em Maceió (CMPC).
………………………………………………………
No dia 05 de maio de 2020, em plena quarentena na pandemia Covid-19 (coronavírus), ocorreu a Assembleia Ordinária Eletiva por vídeo chamada que discutiu o Regimento Interno e elegeu a nova diretoria com duração de três anos. Confira abaixo os integrantes da gestão 2020/2023:
COORDENAÇÃO EXECUTIVA
Coordenador Geral: BENEDITO JORGE DA SILVA FILHO
Coordenadora Adjunta: HELCIANE ANGÉLICA SANTOS PEREIRA
Coordenadora Financeiro-Administrativo: MARIA MADALENA DA SILVA
CONSELHO FISCAL
ÊLANE MARIA DA SILVA VALERIANO
SEVERINO CLAUDIO DE FIGUEIREDO LEITE
VALDICE GOMES DA SILVA
Parabéns pelo trabalho,admirei as iniciativas desejo sucesso notrabalho.
Axé.
Muito obrigado por visitar o nosso blog e pelo apoio! A cada dia buscamos melhorar e ampliar nossas ações.
Quero parabenizar o movimento Negro Anajô, e ressaltar a importância da existência de pessoas como vocês que se dedicam incansavelmente a luta pela igualdade étnica e social que nosso Brasil tanto necessita. Em minha opinião, os Movimentos Negro são composto por heróis contemporâneos que dão continuidade a luta e a resistência negra, iniciadas pelos nossos ilustres guerreiros antepassados, que assim como eles dedicam suas vida a nossa causa.
Nós agradecemos o apoio!
OI GENTE TUDO BEM COM TODOS VCS …ESPERO IR PARA O ENCROTO QUE VAI ACONTECE AI EM MACEIÓ..BJS E AXÉ MARGARETH ROSE .
Cheiro malunga!